O batismo nos habilita a sermos missionários do Senhor


Queridos irmãos e irmãs, estamos iniciando o Tempo Comum e a liturgia de hoje nos apresenta o Batismo do Senhor, que é o inicio da vida publica de Jesus no mundo.

Esse inicio começa com a esta festa, O Batismo de Jesus. Ele não precisava disso, pois Ele é Deus, mas quis nos ensinar que se deve estar submisso a vontade de Deus Pai, assumindo compromisso com a nossa salvação e nós devemos abraça a missão de nos convertermos sempre e ajudar na missão evangelizadora da Igreja.

No livro do Profeta Isaías nos fala do servo, que para nós é Jesus Cristo. Aqui é escolhido por Deus e enviado a humanidade toda. A sua finalidade é restaurar a justiça e a paz. Isso vem através de gestos e palavras nas nossas ações no mundo. Jesus fez isso e nós devemos ser seus seguidores, renovando o mundo com nossas atitudes boas para que esse mundo seja melhor. (cf. Is 42,1-4.6-7)

No Livro dos Atos dos Apóstolos temos o Batismo de Cornélio. Aqui há testemunho de Pedro e uma demonstração de uma catequese valida  para os que abraçam a fé. Ele e toda a família são batizados, portanto ate as crianças são acolhidas e batizadas. Esse fato a Igreja primitiva e até hoje batiza crianças também de uma família cristã que vive plenamente a fé. Temos um pagão que vai participar da Igreja e Cornélio foi admitido por um Apostolo. Não podemos excluir ninguém que queira abraça a fé em Cristo e por causa disso serem batizados. (cf. At 10, 34-38)

O evangelista Lucas nos mostra o Batismo de Jesus por João Batista no Jordão. Aqui vemos claramente que Jesus, o filho de Deus que é o enviado do Pai através do Espirito Santo em forma de pomba que repousa sobre os ombros de Jesus. O episodio do Batismo de Jesus se apresenta por três momentos de epifania que são: “Os céus se abriram” isso quer nos dizer que Deus encerrou o seu silencio a humanidade, agora é o próprio Deus que nos fala.

É um amigo que vem até nós , fazendo caminha conosco rumo a salvação prometida de Deus a todos. "O Espírito Santo desceu sob a forma de Pomba": é sinal de libertação do pecado a nós, como foi no final do Diluvio a aonde a pomba veio com ramo de arvore anunciando que a terra esta livre e que poderíamos vivem com segurança, pois Deus tinha dado uma oportunidade a humanidade sob comando de Noé e por fim "Ouviu-se uma voz do céu...":isso nos quer  dizer que foi rompido o silencio de Deus que ficou calado por 300 anos e o povo não ouvia a voz dos profetas.

Agora a humanidade recebe a Trindade, Isto na voz de Deus Pai, da presença do Espirito Santo e do Filho. (cf. Lc 3. 15-16.21-22) Jesus não precisava desse batismo, pois o Batismo de João era de penitência e conversão. O gesto de Jesus ir a João e pedir o Batismo era para mostra o inicio da missão de Jesus que ia fazer no mundo. Ele assume as nossas dores e o nosso pecado para que possamos ser novamente agraciado pela graça da salvação trazido por Ele.

Que esta liturgia de hoje nos faça refletir da nossa missão de batizados e que possamos assumir compromisso com a Igreja de saída para que todos sejam evangelizados para poder viver bem no mundo, trazendo justiça e paz para todos.

Tudo Por Jesus nada sem Maria!

Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.