A sagrada família de Nazaré é exemplo para as nossas famílias


Resultado de imagem para imagem da sagrada familia de nazaré na liturgia


Queridos irmãos e irmãs, estamos ainda no clima de Natal, a Igreja nos dá oportunidade de celebrar em comunidade, a família de Nazaré, exemplo para ser seguido ´por todas as famílias. A Família é instituição Sagrada e devemos respeitá-la e protege-la com leis justas e ampara-la no que se refere a segurança, salário digno e saúde. A vida é algo que deve ser sempre preservada.

Hoje a liturgia bíblica nos dá a pista e como devemos agir diante da família. Se queremos ser felizes é necessário que haja no espaço a onde a família está uma clima bom de acolhida, de partilha, de fraternidade, de perdão e amor reciproco. É o domingo da Sagrada Família.

No livro Eclesiástico temos para nós o esclarecimento como se deve seguir o 4º Mandamento de Deus. Aqui temos bons conselhos como que os filhos devem agir diante dos pais. Isso é desejado por deus. A família é querida por Deus, pois Jesus, o menino Deus nasce numa família, um exemplo de cuidado, zelo e ajuda. (cf. Eclo 3,3-7.14-17a)

Se o mundo vai mal porque os filhos e a família estão perdendo os seus significados no mundo. A família não pode ser uma aglomerado de pessoas numa casa sem compromisso ou sem respeito.

São Paulo aos colossenses nos mostra como deve ser o espirito que deve reinar em uma família. Todos devem buscar a harmonia e se houver um contenda buscar o entendimento. Infelizmente o mundo é marcado no ter e no individualismo que matam as relações humanas.

Assim são Paulo nos fala: "Revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente..."   Tudo osso serve para todos os membros da família.  Se queremos paz e concórdia entre todos, precisamos aprender a sermos os primeiros embaixadores disso. (cf. Cl 3,12-21)

O evangelista Mateus nos dá como uma família deve comportar diante das dificuldades, violência dos outros e dos cuidados que devem ter com seus filhos. Aqui vemos o episodio de Herodes querendo matar a criança nascida, por temer que Ele tomaria o seu trono.

É a ganancia do poder que marginalize e explora os mais fracos. O rei Herodes não conhecia que o poder de Deus é servidor e justo, aonde Deus reina tudo se harmoniza e tem vida. Aqui Deus está vigilante e guarda a família até passar o perigo, depois a família retorna a Nazaré, a onde Jesus, Maria e Jose foram viver.

Um lar aonde Deus se encontra, a paz reina, o amor se partilha e a vida simples é enriquecida pelo dia a dos afazeres do trabalho e da casa. Jesus cresce nesse ambiente. (cf. Mt 2,13-15.19-23)

Que as famílias possam espelhar nisso. O ambiente da casa deve ser uma local a onde todos se compreendem, vivam, e procuram viver a partilha desinteressada.

Que a liturgia de hoje nos inspire as família e que ela não se mistura aos desejos mundanos do descarte e do uso de um para com o outro, mas que seja uma família reluzente de amor e solidariedade mutua como foi a Família de Nazaré.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.