Santo Padre: História do Mártir em Harmonia com o Verdadeiro Significado do Natal

Resultado de imagem para imagem de santo estevão


26 DE DEZEMBRO DE 2019 16:44 JIM FAIR ANGELUS / REGINA CAELI

O Papa Francisco admitiu que a história do martírio de Santo Estêvão pode parecer incompatível com a alegria da época do Natal - mas se encaixa no verdadeiro espírito da época.

Os comentários do Santo Padre chegaram em 26 de dezembro de 2019, antes de orar à audiência do meio-dia com uma multidão de cerca de 25.000 peregrinos de todo o mundo na Praça de São Pedro. Ele citou os textos do capítulo 6 e 8 de Atos que explicam como Estevão morreu pela fé.

Estevão, cheio de graça e poder, estava operando grandes maravilhas e sinais entre o povo. Certos membros da chamada sinagoga de libertos, cirenos e alexandrinos, e pessoas da Cilícia e da Ásia, avançaram e debateram com Estêvão, mas não conseguiram suportar a sabedoria e o espírito com que ele falava. Quando ouviram isso, ficaram furiosos e cerraram os dentes para ele.
Mas ele, cheio do Espírito Santo, olhou atentamente para o céu e viu a glória de Deus e Jesus à direita de Deus, e disse: “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem parado no destra de Deus. ” Mas eles gritaram em voz alta, cobriram os ouvidos e avançaram sobre ele juntos. Eles o expulsaram da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deitaram suas capas aos pés de um jovem chamado Saul.   Enquanto apedrejavam Estêvão, ele chamou “Senhor Jesus, receba meu espírito”.

"Na atmosfera alegre do Natal, essa memória do primeiro cristão morto pela fé pode parecer fora de lugar", disse o papa. “Porém, precisamente na perspectiva da fé, a celebração de hoje está em harmonia com o verdadeiro significado do Natal.

De fato, no martírio de Estevão, a violência é derrotada pelo amor, a morte pela vida: na hora do supremo testemunho, ele contempla o céu aberto e perdoa os perseguidores. Este jovem servo do Evangelho, cheio do Espírito Santo, foi capaz de narrar Jesus com palavras e, sobretudo, com sua vida. ”

O Papa continuou incentivando os que ouviam a manter o olhar fixo em Jesus, levando em consideração a esperança que ele traz durante os muitos desafios e provações da vida. E ele observou que Santo Estêvão pode servir como fonte de inspiração.

"Ele nos ensina a proclamar Cristo através de gestos de fraternidade e caridade evangélica", disse Francis. “Seu testemunho, culminando no martírio, é uma fonte de inspiração para a renovação de nossas comunidades cristãs. Eles são chamados a se tornar cada vez mais missionários, todos lutando pela evangelização, determinados a alcançar homens e mulheres nas periferias existenciais e geográficas, onde há mais sede de esperança e salvação. Comunidades que não seguem a lógica mundana, que não se colocam, sua imagem no centro, mas apenas a glória de Deus e o bem do povo, especialmente os pequenos e os pobres. ”

26 DE DEZEMBRO DE 2019 16:44 ANGELUS / REGINA CAELI

fonte: 

info@zenit.org

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.