A lei de Deus e a nossa ação de cristão no mundo

Resultado de imagem para imagem da lei de Deus

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse domingo, 0 6º Domingo do tempo comum, e vamos conhecer melhor sobre a Lei de Deus e a nossa atitude diante dela no mundo. A lei é um sinal importante para nos guiar nesse mundo. Ela não é algo proibitivo e nem rompe com a nossa liberdade de agir no mundo.

No livro do Eclesiásticos no mostra Deus é o que propõem a lei para nós. Foi para Israel uma forma de aliança que gera liberdade e respeito pela vida e por Deus. Se quisermos se justo e santo devemos trilhar nos ensinamentos que vem da lei de Deus.

Ela é a forma consciente de nossa ação, mas com tempo foi desgastando o seu objetivo, passando por apenas um obrigação ou até seu desuso. .o mais importante é acolher com alegria e entusiasmos a lei de Deus. (cf. Eclo 5,16-21)

No evangelho de São Mateus temos uma exortação de Jesus a todos nós: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus!" (Mt 5,17-37). Nós devemos ser fiel no cumprimento da lei como algo importante para a nossa vida. Não é um legalismo mas uma forma de  cada um corresponder com a fidelidade de Deus.

Lá tem uma chamada de atenção referente ao homicídio (não matarás), ao adultério, ao divórcio e ao juramento. Se de fato tomarmos consciência da lei nesses aspectos mencionados, o mundo torna-se justo e fraterno. Deus ama a união sincera, a vida que deve ser respeitada e a fidelidade que é o espelho da fidelidade de Deus.

 Assim diz o salmista: "Feliz quem tem vida pura e segue a Lei do Senhor".

Deus nos ensina com sabedoria e muitas vezes a nossa sabedoria é bem diferente a de Deus. (Cf. 1Cor 2,6-10) portanto devemos procurar ser justos e santos diante da vida nossa e a dos outros.

Que esta liturgia nos ajude a sermos santos. E quando vivermos na observância da lei para que a nossa pratica seja justa e santa diante de Deus e dos nossos irmãs.
Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.