Domingo da Apresentação de Jesus no Templo


 Resultado de imagem para imagem da apresentação de jesus

Queridos irmãos e irmãs, após decorridos os 40 dias depois do Natal, a Igreja nesse domingo nos introduz a um acontecimento que é Apresentação do Senhor. Isso é uma festa da vida. É o que fazemos antes de batizar as crianças. Elas são apresentadas a comunidade que temos uma vida que será logo eleita pelo Batismo a condição de filho de Deus, sai do aspecto do natural para uma realidade espiritual, pois no corpo da criança habitará a TRINDADE SANTA. Esse é mais um presente que podemos dar a uma criança que pela graça de Deus vai se desenvolver e receber os dons necessários para amadurecer na fé em Deus na família, na comunidade cristã e no mundo.

Nós podemos notar uma coisa espetacular o numero 40 que se destaca na bíblia no evento do diluvio, de Moisés no Êxodo, de Elias e do Deserto onde Jesus fica por 40 dias jejuando, orando e lá resistiu a investida do demônio. Essa apresentação de Jesus e a purificação de Maria estavam em conformidade da Lei  e tudo isso para cumprir a justiça de Deus.

No livro de Malaquias nos mostra o mensageiro da aliança que vai ao Templo e lá se oficializa o voto de renovação e concretizado na oferta de uma oferenda. Desse modo se cumpre em Jesus. Ele é o mensageiro que renova a esperança de vida que está simbolizada na forma de duas rolinhas. É a oferta da vida. (cf Ml 3,1-4)

Na carta ao hebreus nos mostra que Jesus é a ponte de Deus a nós, pois é Ele que dá a salvação definitiva e o perdão de nossos pecados através do sacrifício Dele na morte de Cruz. Uma morte no madeiro, fruto da árvore que outra era ocasião do pecado e da morte, mas agora vai ser a ponte da morte para vida. Uma morte que derrama todo sangue a favor da humanidade que se transforma na gloriosa ressurreição de Jesus. (Hb 2,14-18)

No Evangelho de São Lucas, temos o episodio da apresentação de Jesus e a purificação de Maria. Esse ato da família de Nazaré é para cumprir a Lei. Podemos notar que Jesus é modelo de obediência a vontade de Deus Pai. Essa ação deles nos ensinam muito enquanto família. Se temos alegria de formar família e ter a preocupação de criar bem seus filhos, então porque então começando a consagrar eles a Deus. Aqui temos os testemunhos de Ana e Simeão, diante da família de Nazaré e nós quando participamos do Batismo de alguém, nós podemos agradecer as bençãos e as graças que a comunidade irradia a todos os lugares que ela está. (cf Lc 2,22-40)

A Igreja nos convida a participar dela através do sacramento do Batismo, por isso é muito bom já consagrar a criança a Deus e batizá-la e dessa maneira a criança começa a sua trajetória de vida na graça da Trindade infundida no Batismo. A casa de cada um de nós é uma Igreja domestica, por isso é bom orar quando levantarmos e nas principais refeições que fazemos, orarmos e agradecer pelo alimento que temos. E ao deitar fazermos o mesmo, agradecer por tudo que Deus nos dá pela sua graça incondicional a nós. Essa é a melhor catequese que a família pode dar a seus filhos. As coisas materiais que damos as crianças vão ter sentido se Deus estiver primeiro lugar em cada um de nós.

Saberemos que a vida é partilha, solidariedade, perdão, ensinamentos, amor e serviço aso que estão perto de nós e na comunidade em que vivemos.

Somos missionários de Cristo para que esse mundo tenha as matizes da justiça de Deus. Que as mesas sejam momento de partilha e a Palavra de Deus um alimento essencial para a nossa vida comunitária e espiritual.

Que essa liturgia seja um momento de luz que ilumina a nossa vida e Maria aponte o caminho a Jesus que devemos seguir tudo por Jesus nada sem Maria.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.