Vida nova  em Cristo acontece para nós

5º Domingo da Quaresma - Ano A - Músicas para Missa

Estamos celebrando nesse próximo domingo o 5º Domingo da Quaresma, ainda estamos em uma catequese Batismal. Sabemos que o Batismo nos dá uma vida nova e ela vem do Cristo Ressuscitado. Nesse domingo vamos ver a ressurreição de Lázaro, mas sabemos que a ressurreição permanente é a de Cristo que vai sofrer, padecer e morrer na cruz. Mas essa morte não vai ser capaz de aniquilar a vida de Cristo, pois Ele ressuscita no domingo de Pascoa. O cristão recebe o dom da graça que vem da água viva trazida por Cristo e ainda somos iluminados de modo maravilhoso pela ressurreição de Cristo, pois a morte não terá a última palavra.

No livro do profeta Ezequiel anuncia a vida nova que Deus promete. O contexto do povo estava exilado na Babilônia, sem esperança e na condição de situação de morte. Então o profeta é a voz da esperança, a luz no fundo do túnel, mostrando que Deus nunca abandona o seu povo. A visão de ossos ressequidos que saem dos túmulos e ganham vida com o sopro do Espirito do Senhor. Assim Deus é que dá vida mesmo na morte visível. A esperança retorna no ambiente de não esperança, a liberdade diante da situação de escravidão e falta de liberdade. O nosso Deus é libertador. Essa visão do profeta é a núncio do fim do exílio e da escravidão.

Hoje vivemos um mundo marcado pela morte das relações humanas, nos interesses individuais e de uma economia que exclui muitos. Estamos presenciando uma situação de tristeza e isolamento por causa de um vírus que disseminou em toda parte da terra, atingindo pobres e ricos. Mas como povo de outrora e como o de hoje Deus não faltará de nos ajudar e socorrer. Ele vai trazer novas descobertas e iniciativas para que a vida seja novamente restaurada. (cf. Ez 37,12-14)

Na Carta aos Romanos temos a certeza que é no Batismo que temos a semente da vida trazida pelo Espirito Santo, somos batizados na trindade divina. A vida nova acontece e nós devemos viver aquilo que o batismo nos dignificou que é sermos filho de Deus. Ser uma luz no mundo escuro de ódio e violência, ser água que sacia os que querem ter agua para beber e viver e vida para os que mais precisam de ajuda, os idoso, os vulneráveis e as crianças. (cf. Rm 8,8-11)

O evangelista São João nos apresenta o episódio d ressurreição de Lazaro. Jesus recebe o recado que Lázaro está doente, mas aparentemente Jesus não importa e faz com os seus apóstolos estranhassem essa tranquilidade de Jesus. Então Jesus fala: esta doença é para a gloria de Deus. E ainda fala ele está dormindo.
Então Jesus ainda fica mais dois dias. Quando se aproxima do local a onde Lazaro morava, Marta foi ao seu encontro, então Jesus se comove e chora quando soube da morte de Lázaro. As pessoas reparam, e falam: olha como Jesus o amava. Jesus é a ressurreição e a vida e essa certeza Jesus fala a Marta se ela acreditava nisso, então temos a bonita profissão de fé dela: “sim, eu creio, tu és o Cristo...” chegando ao tumulo, Jesus ordena tira a pedra, pois essa divide o mundo dos vivos com os dos mortos. E ordena que ele saia daquele lugar. . (cf.Jo 11,1-45)

Assim ele recupera vida na frente de todos. No acontecimento da morte nós ficamos paralisados, parece que tudo termina, mas quando temos a fé em Jesus, a morte não tem a última palavra, pois vamos ressuscitar um dia. A solidariedade das pessoas é importante nesse momento de dor e separação, mas a certeza da fé em Cristo que nos dá a esperança de vida nova na eternidade. Somos cidadão do céu que caminha nessa terra.

Como é importante a fraternidade e a solidariedade diante de uma catástrofe e de uma pandemia igual que estamos vivendo agora no mundo. É hora de lutar contra o mal, deixando as ideologias políticas, religiosas e econômicas de lado para que a ajuda humanitária seja de fato com atos concretos no sentido de a favor da vida.

Que esta liturgia nos ajude a sermos balsamos que regeneram as pessoas que sofrem todo tipo de mal e que possamos sair novos com mais amor, fé e esperança diante de tantas dificuldades, de dor, de mortes e de tristeza.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.