A presença de Jesus está na partilha de bens e no amor aos irmãos




Queridos irmãos e irmãs, nesse domingo vamos tomar consciência que Jesus está vivo quando nós partilhamos os bens, vivemos a solidariedade com os mais necessitado e ainda viver o verdadeiro amor a todos. Jesus está caminhando conosco em todos os momentos de nossa vida, nos ensinando nos acontecimentos e fatos da nossa realidade humana, mas muitas vezes não O reconhecemos por estarmos acostumado na correria e nas soluções meramente humanas sem sentido real da vontade de Deus para conosco.

Como encontrar Jesus? Se estivermos atentos aos sinais de Jesus que vem até nós, vamos encontrar nas mãos estendidas dos quem mais precisam de nossa ajuda. Essa pandemia tem nos mostrado que precisamos ser mais atentos as necessidade da saúde, da educação, e dá conforto aos sofridos desse mundo que muitas vezes são invisíveis os nossos olhos ou sentimentos do nosso mais íntimo do coração.

No livro dos Atos dos Apóstolos temos a comunidade cristã que é transformada pela ação do Espirito Santo. As paredes do cenáculo vão se incapazes de segurá-los e desse modo eles se preparam para dar testemunho do Cristo vivo entre nós.

Eles conseguem ecoar as suas vozes em todos os confins da terra. No dia de Pentecostes vamos ver Pedro pregando com coragem dobre Jesus que salva através de um preço grande que é morrendo na cruz após sofre muito e a sua ressurreição dá a todos a salvação. É o Kerigma, o primeiro anuncio da salvação do Cristo à humanidade toda. Se aceitarmos Jesus como Senhor e Salvador começa para todos o caminho que nos leva a salvação e a nossa certeza de chegar ao reino de Deus definitivo no céu. É uma grande catequese que nos ensina como a aderir a Jesus de modo pleno. (cf. At 2,14.22-33)

Na Primeira Carta de Pedro nos exorta que Jesus Cristo, vivo e ressuscitado está no nosso peio e permanece como uma certeza da nossa libertação de todo tipo de escravidão e pecado. (cf.1Pd 1,17-21)

O Evangelista Lucas nos mostra a caminhada de dois discípulos na estrada de Emaus, Eles estavam triste, decepcionados, frustrados e com medo, saiam da Jerusalém a onde foi o palco da maior tragédia humana, crucificaram e mataram Cristo.

Eles estavam sem esperança, pois achava que Cristo seria o Rei dos moldes de todos os outros reis, mas Jesus é O rei servidor que doa a vida para que todos tenham vida plena. Ao caminhar, um peregrino encontra com eles e começa a dialogar e ensinar as verdadeiras razões do após horrível acontecimentos a eles. Jesus responde e os ensina que tudo já estava escrito nas sagradas escrituras, mas que é preciso que se abra o coração para entender de modo seguro e tranquilo a vontade Deus. Ao chegar no lugar, Jesus dá demonstração que ia prosseguir, mas eles pedem a Ele: Fica conosco Senhor. Jesus aceita a entrar na casa e senta no meio deles a mesa, parte o pão. Então os olhos se abriram e o coração encheu da certeza que Ele era Jesus, mas a sua presença visível vai embora, pois não é mais necessário a presença física Dele porque a sua presença está na sua palavra e na partilha do encontro e do pão repartido. Tudo isso faz com que a sua presença esteja sempre entre nós. (cf. Lc 24,13-35)

Hoje, nós vemos Jesus na vida de família, na sociedade que zela por todos, na Igreja que torna a grande família de Deus e em todos os lugares que podemos ficar. Jesus ressuscitado está no meio de nós quando vivemos a fraternidade, o amor, o perdão, a solidariedade e o acolhimento de todos, principalmente os que mais precisam de nossas mãos que levantam os caídos e dão dignidade as pessoas,

Que esta liturgia nos ajude a dizer Fica conosco Jesus em todos os momentos de nossa vida, dando força, coragem e graça de sempre estar em comunhão e ajuda a todos os nossos Irmãos de caminhada. Que a comunidade seja de partilha e de amor para que as nossas mesas não faltem o Pão que alimenta e a Palavra que nos fazem caminhar com a fé sempre renovada.

Tudo por Jesus nada sem Maria!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.