Há uma porta segura a onde podemos entrar


Fraternidade em Movimento: Para o Domingo do Bom Pastor (4.º ...

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse domingo o Domingo do Bom Pastor. Sabemos que o pastor é aquele que guia seguramente o seu rebanho para um lugar seguro onde encontra alimento, segurança e água. No antigo testamento temos a figura do pastor e os primeiros cristãos reconheceram em Jesus Cristo, o Pastor por excelência. Ele é o líder que dá vida a suas ovelhas que são todo o Povo de Deus.

A comunidade deve ser dirigida por coordenadores que levam a bom termo todos os que nela participam e não pode restringir a entrada e a saída dessas pessoas, mas sempre dando guia segura para que andam em caminhos seguros que dão vida.

Tanto o livro dos Atos dos Apostolo como a Primeira carta de Pedro nos dão o conhecimento como entrar nessa porta que traz a verdadeira libertação e salvação. Os requisitos para isso é a conversão a Deus e ao seu projeto através do Batismo que leva a verdadeira vida. Ser cristão é trilhar nas pegadas de Cristo, nos seus gestos de amor, perdão, fraternidade e acolhimento a todos, principalmente os que são esquecidos pelo sistema dominante de poder. Jesus nos assumiu por completo, fazendo o bem até no sofrimento algoz do seu martírio e da sua morte de cruz.

Hoje assistimos a indiferença dos governantes em relação aos pobres e desvalidos no mundo. Quantos estão morrendo por falta de amparo na saúde e na economia. Vemos um mar de morte de pessoas que não sabem a onde pedir socorro, essa pandemia podemos observar como que a saúde estava sem cuidados e rumos para proteger a vida, principalmente aos mais vulneráveis desse sistema. (cf At 2,14a.36-41) e (cf. 1Pd 2,20-25). Se quisermos ser verdadeiramente bons cristãos é necessário que haja atitudes e politicas a favor da vida em socorro a muitos que gritam por ajuda.

O salmo 22(23) nos fala do bom Pastor que está sempre atentos as necessidades e segurança das suas ovelhas. Ele sempre prepara o lugar, a mesa e o destino de cada uma. É um zelo a favor da integridade e da vida das ovelhas.

O evangelista João nos mostra quem é o bom pastor e a atitude de Jesus diante delas. São gestos de ternura e de amor que faz muita diferença em todas as ovelhas que estão na sua responsabilidade. São atos que brotam vida em abundância. O pastor caminha com todas as ovelhas, ora na frente, mostrando caminho e outra vezes fica atrás para que nenhuma ovelha se perca do seus cuidados. Sempre procura lugar seguros, alimentos e água pura para que haja vida para todas as ovelhas, mas temos também a figura do mal pastor que só cuidam das ovelhas por interesses ou tirar vantagens delas, mas quando vem o perigo fogem. São aproveitadores e entram por portas que não as verdadeiras.

Jesus é considerado a Porta segura e nela passa todas as ovelhas que ouvem a sua voz e nesse lugar encontram segurança e proteção porque Jesus não as engana e nem quer tirar proveito delas. (cf. Jo 10,1-10)

Nós somos chamados para olhar o povo com o olhar, gesto e cuidado a exemplo de Jesus. Ser uma porta voz da vida, denunciando os malfeitores que não são verdadeiros guias que muitas vezes trazem mortes e tragédias a ela. Somo batizados e somos as ovelhas queridas de Jesus, Ele nos chama pelo nome e ainda conhece cada uma de nós.

As ovelhas ouvem a sua voz, é a voz de Cristo que vem até nós através de sinais, do magistério e da Palavra de Deus. As vezes são iludidas de falsas vozes de Cristo, mas Deus as abre os seus ouvidos e o entendimento delas para seguir Jesus que é o Bom Pastor. Quem segue Jesus será salvo e caminhará de modo seguro para o Reino de Deus prometido desde sempre a todos que convertam e mudam de vida. Assim elas saem da cultura de morte e batalham, para cultura de vida para todos.

Que esta liturgia nos ajude a discernir as vozes do mundo para a voz de Cristo que vem como o bom pastor para nos conduzir em caminhos seguros que levam a vida plena. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.