Batismo de Jesus, início da Missão de Jesus no mundo




Queridos irmãos e irmãs, a liturgia deste domingo nos faz celebrar o Batismo de Jesus que marca o início da sua vida pública no mundo. É a missão de Cristo que começa a ser difundida na terra. Jesus foi batizado no Jordão por João Batista. Esse batismo tem significado da inauguração do trabalho messiânico de Jesus, obedecendo ao plano e a vontade de Deus nos salvar.

A liturgia bíblica deste domingo nos mostra claramente esse misterioso Plano salvífico de Deus por toda a humanidade. Deus é fiel e quer salvar a todos porque nos ama infinitamente. Um amor que chega ao extremo de dar o seu próprio filho como cordeiro imolado para a morte de cruz.

No livro do Profeta Isaías nos fala da figura de um Servo. Ele é o escolhido por Deus e é enviado aos homens para inaugurar no mundo existente a paz e a justiça. Ele é especial porque tem a investidura do Espírito Santo e desse modo pode realizar a sua missão com êxito. Deus está com Ele.

 Hoje podemos dizer, sem dúvida alguma, que essa figura misteriosa é Jesus de Nazaré que está no nosso meio para levar a boa notícia da salvação e desse modo a justiça e a paz se encontrarão. Sabemos que Ele, por nós, sofreu, padeceu e morreu mas ressuscitou e está vivo no nosso meio para sempre. Jesus foi fiel por nós e pela a humanidade toda para que todos se convertam a Deus mude as suas atitudes a favor da cultura da vida no mundo. (cf Is 42,1-4.6-7)

 No livro dos Atos dos Apóstolos, temos o Apóstolo Pedro que faz de modo categórico um resumo da missão de Jesus no mundo na casa de Cornélio, um pagão. Nessa casa, todos foram batizados. Aqui podemos dizer, sem dúvida alguma, que as crianças, os adolescentes, os mais velhos, enfim toda família de Cornélio foi batizada.  É um fato histórico que ninguém pode negar. Tudo começa em Nazaré, lugar humilde, mas sedento de Deus que o acolhe e lá acontece muitos sinais que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. Lá que aconteceu o Batismo de Jesus no Rio Jordão, (cf. At 10,34-38)

No evangelho de Marcos narra para nós o Batismo e Jesus, aqui está o sinal profético sendo realizado, Jesus não precisa ser batizado porque não tem pecado, mas significa que Ele está iniciando a sua missão de salvação da humanidade.

Aqui há a presença de testemunha que é João que demonstra a todos que Jesus é o enviado de Deus. O gesto de Jesus ao ser batizado por João Batista mostra que Ele é Servo de Javé. Um sinal no céu nos dá a certeza que Jesus é o Filho de Deus Pai na unidade do Espírito Santo. Deus coloca toda a sua afeição Nele. Devemos ouvi-lo e segui-lo. Jesus é para nós caminho da verdadeira liberdade que salva.

Sem Jesus nada podemos fazer. O mundo de hoje está atônito e sem rumo por que deixou de seguir Jesus na sua palavra e do Magistério da Igreja.

Uma condição de ser batizado é renunciar o mal e a sus aplicações mas aderir ao Plano de Jesus que liberta e salva.

O céu e a terra se unem novamente em Jesus, o sinal é que ele se abre. O figura da pomba é o novo começa para a humanidade como foi no episódio do dilúvio quando a pomba trouxe um ramo na boca, demonstrando que as águas diminuíram e a vida recomeçou de novo no mundo. a voz ouvida após o Batismo é sinal de teofania que atesta que é Deus trino está agindo e que devemos ouvir Cristo, pois só ele que traz a verdade que liberta. É o anúncio da ação do Messias no mundo.

Jesus saindo do Rio Jordão começa a sua missão é um Josué que também teve uma missão de continuar levando a libertação do povo de Deus. (cf. Mc 1,7-11)

Hoje podemos recordar o nosso batismo, e neste sacramento recebemos a missão de continuar a missão de Cristo, promovendo a justiça e a paz. O mundo está passando por essa pandemia, muitos estão sofrendo nos hospitais, na falta de atendimento devido aos descasos dos governantes, na falta de trabalho, na fome, nas violências e no ódio.

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais cristão, procurando sanar os graves problemas da humanidade sendo solidários, compassivos, misericordiosos com todos. Que a mesa da vida seja para todos. Amém,

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!


Jose B. S. Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.