Uma Estrela nos mostra Jesus




Queridos irmãos e irmãs, hoje estamos celebrando o Domingo da Epifania do Senhor. Jesus é manifestado ao mundo através da visita dos Reis Magos à gruta de Belém. Aqui concluímos o ciclo do Natal. Jesus sendo adorado pelos reis magos, isso demonstra que Jesus é Deus. Esse Deus conosco é para o mundo todo. Para encontrá-Lo é preciso que sejamos humildes e abertos para reconhecê-lo no meio de nós.

No livro De Isaias, nos fala da chegada da luz salvadora do Senhor. Isso é motivo de alegria para todos e ela é para o mundo inteiro. Sabemos hoje quem é essa luz e ela é Jesus, a luz do mundo. Sem ele o mundo entra nas trevas do ódio, do egoísmo, da indiferença, do autoritarismo, das leis contra a vida e contra a inclusão dos mais pobres desse mundo. A comunidade deve brilhar a luz do amor, da solidariedade, do perdão, da misericórdia, da alegria, da partilha e da fraternidade, pois somos a Igreja do pão partilhado e repartido entre nós. (cf. Is 60,1-6)

Na carta de Paulo aos Efésios temos a narrativa dos Magos do Oriente que estavam procurando um menino que nasceu. Eles estavam em Jerusalém, centro da religião no mundo.  Aqui Deus se mostra aos pagãos. Mas esse menino estava em Belém, lugar da acolhida do Deus menino. Os humildes e lugares mais desprovidos tem o privilégio de receber e ter Jesus, pois nos lugares luxuosos ou mundanos perdem essa oportunidade porque estão cheios de preocupações vãs que não ajudam estar com Deus e nem de poder ver o sinal da presença de Jesus no meio de nós. (cf. Ef 3,2-3a.5-6)

O evangelista Mateus nos mostra Jesus é a luz que faz todos chegarem até Ele. Uma luz que não ofusca o nosso olhar, mas nos enche de alegria. Os Magos perceberam uma luz brilhante que indica cada vez mais a onde estava Jesus. Os Reis magos representam toda a humanidade, Jesus veio para todos. A salvação de Deus está no lugar a onde há esperança, há amor e a fé. Deus nos dá a oportunidade de encontrá-lo e a dica é seguir a verdadeira luz. Hoje esta luz está em todos os lugares, principalmente na sua Palavra, na eucaristia, nos encontros do bem e da construção de dias melhores para todos.

Esse episódio da visita dos Reis Magos, que celebramos hoje, podemos dizer: a estrela não é um astro mas aponta que Jesus é estrela que tira o homem da escuridão do pecado e da escravidão do mal que o mundo quer nos impor; os magos representa a humanidade toda que quer mudar e ter dias melhores que vem da lição de Cristo agindo no mundo; a figura de Herodes e o povo que está acostumado com o poder nas mãos de poucos ficam apavorados porque acham que esse novo rei vai tirar  os  seus privilégios. (cf. Mt 2,1-12)

O interessante é saber que Jesus vai mudar o conceito de poder, pois Ele é o Rei que serve e está ao lado daqueles que a sociedade marginaliza, que são os pobres e pagãos.

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais humanos, solidários e fraternos. E que possamos tirar lição dessa pandemia para reconhecer que sem Deus não somos nada e ainda tomar consciência que se estivermos longe de todos, tornamos estéreis e frágeis. Que a caridade nos ajude a sermos mais cristãos coerente no ensinamento da Igreja e da Palavra de Cristo que salva.

 Tudo por Jesus nada sem Maria

 Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.