Domingo do Bom  Samaritano



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o 15° Domingo do Tempo Comum, e a liturgia nos chama atenção para buscar o bem e a vida eterna. Para isso é necessário que sejamos dóceis e abertos a graça de Deus. Se queremos estar bem devemos procurar o caminho para isso e lá está Deus de braços abertos para nos acolher.

No livro do Deuteronômio nos Mostra Moisés que convida o povo a aderir aos Mandamentos de Deus dizendo: Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos”. E acrescenta: "Esta lei não está acima de tuas forças... pelo contrário, ela está bem perto de ti, está em tua boca e em teu coração". Por que é importante aderir aos Mandamentos de Deus? Se observarmos bem é uma constituição para que o Povo seja uma nação unida respeitando a Deus e a todos e assim teremos a vida aqui e eterna no céu. É um mandamento de amor que traz felicidade. (Cf. Dt 30,10-14)

Na carta de São Paulo aos Colossenses tem um hino cristológico que nos mostra que Cristo é a imagem de Deus Pai, que é invisível para nós, mas nós vamos ter contato com Ele por causa de Cristo que nos revelou a face bondosa, amorosa e misericordiosa de Deus Pai. Aqui podemos dizer que Cristo foi autêntico bom samaritano da humanidade, fazendo o bem sem discriminar ninguém e nem ficou preso diante do poder religioso, econômico e político daquela época. (cf. Cl 1,15-20)

O evangelista nos mostra Jesus que nos orienta como alcançar a vida eterna. Ao ser questionado pelo Mestre da Lei que faz uma pergunta intrigante que é : O que devo fazer para alcançar a vida Eterna? Mas Jesus responde com outro questionamento: O que diz a Lei? O mestre prontamente responde: amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo. Jesus aponta o certo, faz isso que terá a vida eterna. Naquela época os dez mandamentos foram acrescidos 613 preceitos que dessa maneira tornou um fardo e um legalismo que não leva a caminho nenhum.

Para viver bem não precisa de muitas leis, mas o amor a Deus, a nós e aos outros para encontrarmos a verdadeira justiça e a paz com todos. O mestre ainda questiona Jesus quem é o meu próximo? Jesus responde com a Parábola do Bom Samaritano que ajuda o viajante roubado, machucado na estrada. E ainda dá uma assistência levando-o a uma hospedaria para que seja cuidado e na volta acertou tudo sem preocupar com as despesas e nacionalidade dela. É uma caridade perfeita.

Os que conheciam bem a Lei, desprezou a vítima e a deixou as margens na estrada, enquanto o samaritano que não conhecia a Lei, mas praticou o amor a solidariedade com a vítima cuidando plenamente dele. (cf. Lc 10,25-37)

Hoje percebemos que o mundo está cheio de vítimas de toda ordem. São as vítimas da guerra, das doenças, do desemprego, da fome, da violência urbana, do descaso do poder político-econômico e religioso do nosso tempo e as vítimas da violência familiar. E nós muitas vezes passamos, ignorando-os. Agora que nesse momento no mundo precisa que apareça muitos samaritanos para ajudar a todos sem ver a nacionalidade, a religião e as posições políticas das pessoas que precisam de ajuda urgente.

Que esta liturgia nos ajude a sermos bons samaritanos cuidando uns dos outros para que possamos viver uma fraternidade universal com justiça, com amor e com misericórdia.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Servus Christi Semper!

Jose B. Schumann Cunha

 visite sempre Blog: vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.