Jesus Cristo, o nosso Rei




 

Queridos irmãos e irmãs, hoje celebramos a Solenidade do Cristo Rei. E deste modo encerramos o Ano litúrgico do Círculo C. Ser Rei hoje em dia é visto como algo anacrônico e sem nenhum crédito. A Bíblia nos mostra muitos reis, alguns foram bons, mas muito se corromperam com falsas religiões, com corrupções e muita violência.

 

Jesus é Rei que foi honrado na cruz com uma morte terrível e injusta. Sua coroa é de espinho e a cruz o seu trono. Tudo isso para cumprir uma missão de salvar a humanidade do pecado que nos faziam escravos e sem o dom da vida verdadeira que só Deus nos pode dar.

 

No Segundo Livro de Samuel temos Davi sendo ungido por Deus para ser Rei dos judeus na justiça e na Paz.

 

Os profetas prometeram a chegada de descendentes de Davi que seria o acontecimento inédito. Essa espera foi por muitos séculos. Um Rei servidor sem nenhuma pretensão egoísta. Ele ia restaurar os corações para o amor verdadeiro, para partilha de dons, para solidariedade e fraternidade sem distinção de raça, de credo e de nação. (Cf. 2Sm 5,1-3)

 

Vamos ver no Evangelho deste domingo que Jesus é um Rei que se mostra humilde, servidor de todos e sem querer opulência, majestade e poder. É um Deus amor. Para aquela época, serve  para hoje, pois é  algo estranho, mas  também poderoso, porque Jesus, sendo Deus, se entrega a morrer na Cruz por nós. Por isso a Igreja está atravessando séculos, testemunhando que Cristo é o Rei de todos e do Universo.

 

A cena do calvário nos dá uma lição, pois um ladrão reconhece que Jesus é o Rei justo que salva e dá vida. Em cima da sua cabeça havia uma placa pregada no alto cruz que Jesus é Rei dos judeus. Isso é uma verdade incontestável. (Cf. Lc 23,35-43)

 

Na carta de São Paulo aos colossenses nos mostra um Hino Cristológico que afirma, sem nenhuma dúvida, que Jesus Cristo tem a soberania absoluta, tanto na obra da criação como na redenção para salvar a todos. Por isso Jesus é o Centro da vida e da nossa história. Isso podemos constatar que estamos há 2022 do nascimento de Cristo. (Cf. Cl 1,12-20)

 

O Salmo 122 nos exorta que é muito bom subir a Jerusalém para ir ao encontro do Senhor. E ele está sempre pronto a ter um encontro com todos que o procuram. A igreja nos lembra na liturgia de hoje com esta expressão: “Seu Reino, Eterno e Universal, é o Reino da Verdade e da Vida, Reino da Santidade e da Graça, Reino da Justiça, do Amor e da Paz". (Prefácio)

 

Portanto, irmãos e irmãs, a missão de Cristo era inaugurar um Reino Novo de Deus entre nós na justiça, no amor, no perdão e na paz. Hoje, nós como batizados, temos a obrigação e a missão de continuar a missão de Cristo para que o mundo seja de irmãos e irmãs que convivam bem com todos e também com a irmã natureza.

 

Que esta liturgia nos ajude a compreender e viver os valores do Evangelho e da missão de Cristo que devemos abraçar na família, na comunidade e no mundo. Estamos felizes porque temos um Rei diferente dos nossos governantes, que muitas vezes, são arrogantes e sem escrúpulos com as coisas públicas. Somos cidadãos do Reino de Cristo e que Ele seja nossa fonte, meio e fim. Amém!

 

Tudo por Jesus nada sem Maria!

Servus Christi Semper.

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.