"Convertei-vos" é o caminho


Queridos irmãos e irmãs, domingo passado começou o Tempo do Advento, e naquele domingo nós refletimos a necessidade de estarmos  vigilantes à espera do Messias. Esta vigilância é necessária para podermos querer o céu. Não podemos perder tempo, pois somos cidadãos do céu que peregrinam na terra.

 

Este domingo, vamos celebrar o Segundo Domingo do advento. Devemos deixar os valores do mundo que atrapalham estar com Deus, na Comunidade e com a família. O que mais atrapalham são o egoísmo, a ostentação, o individualismo, a insensibilidade com os mais necessitados. Os valores do Reino são amor, solidariedade, partilhar, perdão e compaixão com os mais necessitados. Natal é momento de conversão de corações para Deus que é amor e que traz a oportunidade de Jesus renascer na vida nossa e de cada um.

 

Duas figuras aparecem neste domingo que são Isaías e João Batista. Estes são profetas que anunciam alguém que vai mudar o rumo da história da humanidade.

 

No livro do profeta Isaías nos mostra um enviado de Deus que vai ser descendente de Davi e tem uma missão de construir entre nós o Reino que deve ser a justiça e a Paz. É a promessa do Messias que revive entre as pessoas a esperança do povo sofrido que estava diante das ameaças do imperialismo dos assírios.

 

Quando o povo se afasta de Deus traz muitos males. O sinal será e assim está escrito:    "Naqueles dias, do tronco de Jessé sairá um ramo e um broto de sua raiz".  O que age é o Espírito de Deus que anima tudo. Os sete dons que dão força a cada um de nós. Essa promessa que vai trazer a paz e a justiça para o povo que clama por isso. Podemos dizer que essa promessa dita por Isaías é Jesus, o messias libertador. (Cf. Is 11,1-10)

 

Na carta de São Paulo exorta os cristãos de Roma a viverem o amor que se traduz na partilha, na união entre todos, na harmonia e na oração e louvor em só coração e uma alma. Hoje podemos notar de modo pleno na comunidade igreja que nos faz irmãos unidos na vida fraterna com todos. (Cf. Rm 15,4-9)

 

No evangelho de São Mateus temos a figura de João Batista que anuncia a necessidade de cada pessoa converter a Deus, mudar de vida e ter uma vida comunitária na justiça, no amor, na fraternidade e compaixão que se traduz nos bens partilhados. Ele é uma pessoa humilde, vive no deserto numa vida despojada. Ele é o profeta. Ele insiste para aquele povo e para nós hoje:   "Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo..." "Preparai o caminho do Senhor: endireitai as veredas para ele." Esse apelo faz com que as pessoas peçam o Batismo de conversão. (Cf. Mt 3,1-12). O batismo dele é de conversão, mas ele não esquece que vem um que é o Batismo de fogo no Espírito Santo que renova a esperança.

 

Sabemos que o Batismo de Jesus é bem diferente do João Batista, pois o de João é de conversão a de Jesus é para inaugurar a sua missão de salvar a todos. O nosso batismo é na Trindade : Pai, Filho e Espírito Santo, em Jesus somos sepultados no pecado original para a missão de continuar o projeto de Cristo.

 

Que esta liturgia nos ajude a sermos conscientes para a missão de fazer que Jesus nasça novamente nos corações feridos por tanta situação da cultura de morte reinante no mundo que possamos fazer pontes a todos, levando a vida e amor de Deus a todos.

 

Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Servus Christi Semper!

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.