Sexta-feira santa, exemplo do verdadeiro amor que se entrega na cruz






Queridos irmãos e irmãs em Cristo, somos chamados a caminhar com Cristo na cruz. Jesus, o verdadeiro servo sofredor, seguido como cordeiro imaculado ao calvário.

Neste dia fazemos a memória de  uma condenação monocrática. Já tinham tudo para condenar Jesus injustamente. Não havia defesa para Jesus. o poder se faz um juiz algoz que quer eliminar alguém que fez o bem e que levantou a autoestima dos pobres que eram excluído da religião da época. Jesus está sendo condenado porque curou os doentes, partilhou o pão aos famintos, perdoou os pecadores e marginalizado. Deu o passaporte daqueles que não podiam mais frequentar o templo e conviver com os demais.

Isaías fez a profecia que culminou em Jesus. Jesus é o servo sofredor. Assim podemos fazer a reflexão deste dia. Embora celebramos a morte de Jesus na cruz, mas ele foi flagelado, foi maltratado, ultrajado e espancado. Teve na sua cabeça uma coroa de espinhos e foi caçado por ser rei, mas um Rei diferente daquela época é um rei que serve e o seu poder está em fazer o bem e amar a todos. 

Isaías (Is 52,13-53,12) nos mostra um homem desfigurado pela dor e sofrimento. Sofreu a maior humilhação por amor a todos nós. Ele é o justo inocente que é condenado à morte por ser bom e ser filho de deus. Ele assumiu as dores e os pecados de cada um de nós.

O projeto de Deus não fica em vão. Ele vai ressuscitar e dar a chance da salvação a todos que querem ser salvo por ele. Jesus está voluntariamente a fazer a vontade de Deus mesmo diante desta grande injustiça. Hoje infelizmente acontece, muitos poderosos condenam pessoas que lutam pela liberdade e democracia no mundo e por isso são condenados de modo que a pessoa não tem chance do contraditório e defesa.

Em (Hb 4,14-16;5,7-9) vemos que o sacrifício e o templo de Jerusalém se contrapõe ao sacrifício de Cristo no seu sacerdócio régio. Jesus é o cordeiro oferecido para o perdão de nossos pecados.

Jesus nos assumiu em tudo menos no pecado. Ele se solidarizou com as nossas fraquezas e quedas, por isso ele pode compadecer de nossas fragilidades e fraquezas humanas, para nos perdoar e nos levantar para a dignidade de filhos de Deus.

No evangelho (Jo 18,1-19,42), nos mostra o valor da cruz, pois nela se culmina a obra da salvação de Deus. Na cruz de Cristo demonstra o verdadeiro amor, o fruto da árvore trouxe a decadência e a morte do ser humano, agora o produto moldado da cruz que crucificaram Jesus trouxe o amor de volta que doa, perdoa e dá salvação quem nele crer e for batizado.

Batismos aqui é assumir a missão de evangelizar e se tornar o novo homem transformado na graça de Cristo. É um dia para reflexão e não de tristeza. Devemos compreender a via crucis de Jesus, o seu sofrimento e a sua dor jesus carrega a cruz e nela toda a humanidade que sofre com as guerras, com as ditaduras e do poder que oprime muitos, principalmente os pobres, as mulheres e minorias.

Jesus nos indica o caminho, o amor incondicional, nos dá a mãe Maria e ainda perdoa os seus algozes que não sabem o que faz. jesus não amaldiçoa e nem traz a vingança, mas serenamente mostra a misericórdia para todos nós.

Que a humanidade sinta nesta liturgia perceba que o amor é a medida e que a morte não vai reter Jesus no sepulcro. Ele surgirá glorioso no terceiro dia. Jesus nos dá a missão que devemos estar a serviço e fazer da cruz um instrumento de construir uma sociedade mais justa e fraterna. 

Que o nosso convívio social não seja supérfluo e que façamos uma comunidade de irmãos e irmãs que se juntam para colocar em comum as qualidade do serviço para o bem de todos. Que este ano de oração seja o momento para nos preparamos para mais um ano santo em 2025.

Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi semper!!! 

Crux Christi erga humanitatem est.

Jose B. schumann jbscteologo@gmail.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.