Jesus é a verdadeira videira



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 5° Domingo da Páscoa. A temática desta liturgia dominical é a Videira Verdadeira que é Cristo e nós devemos pertencer a Ele na comunidade. Devemos estar em comunhão com Ele sempre numa comunidade cristã autêntica.

Nos atos dos Apóstolos (At 9,26-31) nos mostra Paulo experimentou três anos de experiência para poder ser aceito na comunidade. Aqui vemos algo interessante: Paulo foi até Pedro, que é sinal de representação da comunidade que nasce da ressurreição de Cristo. Pedro e outros tinham receio dele, pois foi o perseguidor da Igreja nascente e agora vai ser integrante como apóstolo dos gentios. Mesmo com o clima de desconfiança e medo, ele esperou o tempo. Não desistiu e nem se afastou da comunidade. Nesta passagem não basta ter uma experiência pessoal com Cristo, mas precisa estar em comunidade de fé e amor na comunidade de irmãos.

Atualmente podemos sentir-se rejeitado e dificuldade de estar na comunidade mesmo contrariado e decepcionado, devemos continuar firme na Igreja, comunidade onde experimentamos a nossa fé no Cristo Ressuscitado que está vivo e caminha conosco. Devemos acolher a todos com alegria e boa vontade, fazendo a vontade de Deus. Não podemos ser separatista e nem excluir os nossos irmãos e irmãs que querem integrar na comunidade cristã.

Na Primeira Carta de João (1Jo, 3,18-24) nos indica que devemos estar ligados a Cristo na obra de amor e misericórdia. Quando estamos com Cristo então a vida de Cristo circula em nós como a seiva que nos dá vida e ânimo de sermos servos de Cristo sempre.

No Evangelho de João (Jo 15,1-8) nos dá uma certeza de pertença, pois se Jesus é a videira nós somos os seus ramos que dá fruto bom. Sabemos que Israel é a vinha plantada pelo próprio Deus, mas não produziu frutos bons ao longo do tempo esperado. Hoje a vinha é Cristo na sua ressurreição, pois Ele é uma verdadeira videira que vai dar bons frutos se estivermos ligados a Ele. Se formos desobedientes, Deus nos abandona como aconteceu com a vinha que não produz fruto bom.

Agora o Senhor é Jesus que é a verdadeira videira. Como devemos estar com Cristo? Aqui é a Igreja que tem Cristo como cabeça que comanda os seus membros que estão ligados a Ele. Os membros são como ramos ligados à verdadeira videira que é Cristo.

O fruto se produz porque está ligado a uma boa árvore no terreno adequado na justiça, no amor, na misericórdia, na comunhão, na partilha e na acolhida. E deixar ser podado para dar mais frutos. São as provas e obstáculos, mas com Cristo vamos permanecer na comunidade. Firmes na fé em Cristo vivos, e vivendo autenticidade na fé Nele numa comunidade verdadeira que vive o Evangelho de Cristo.

Que esta liturgia que vamos celebrar neste próximo domingo  nos ajude a esta unidos a Ele na comunhão e na sua Palavra, apesar dos tantos maus testemunhos que querem nos atrapalhar a caminhada, mas jamais vamos separa de CRISTO, pois Nele vamos poder dar bons fruto com a seiva Dele que dá vida. Não queremos ser galhos secos que vão cair e será queimado.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

Servus Christi semper!

 Jose B. Schumann

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.