O Cristão é chamado a ser  Pescadores de homens



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 3º Domingo do Tempo Comum, o tema será o chamado que faz a pessoa ter o propósito de seguir Jesus. Esse caminho é feito através da nossa conversão e identificação com o projeto de Jesus, que é de levar a Boa Nova de salvação de Deus a todos. Isso se faz por atos de coerência a fé que professamos, procurando seguir realmente o Cristo em todas as condições que exigirem de nossa missão cristã no mundo

No livro de Jonas temos o chamado de Deus a Jonas que deveria ir a Nínive para que eles voltassem a crer em Deus. Assim o profeta anuncia a Palavra do Senhor a eles. Eles creram e ase converteram, mudando de vida. Isso prova que Deus é misericordioso e a sua misericórdia é para todos. (cf. Jn 3,1-5.10)

O salmo 25 nos chama atenção para caminhar guiados pela bondade e compaixão do Senhor. Ele está sempre querendo que estejamos com ele sempre.

Na primeira carta aos coríntios, nos exorta para o convite de Deus e colocar os valores eternos em primeiro lugar em nossa vida. Isso nos faz viver como pessoas ressuscitadas que se dedicam ao serviço do Reino na comunidade, na família e no mundo. (cf. 1Cor 7,29-31)

 O evangelista Marcos nos mostra Jesus chamando os primeiros discípulos. O início da sua missão pública começa em lugar desconhecido e afastado como a Galileia. É um lugar meio desconhecido e meio pagã. Aqui é o tempo novo que começa, pois Deus está no nosso meio como diz: "O tempo já se completou… o Reino de Deus está próximo…". É a esperança que volta para termos um mundo novo e restaurado na paz e na vida em abundância. Isso era desejado há muito tempo e anunciado pelos profetas ao longo da História da Salvação. O Reino de Deus de fato é inaugurado com Cristo e ajudado pelos seus discípulos que atenderam ao seu chamado a ser pescadores de homens.

Nós devemos também responder ao apelo de Cristo no mundo de hoje que carece da palavra de Deus, da solidariedade, da fraternidade, da paz, da partilha, do amor, do perdão e da justiça que dá dignidade à pessoa humana. Ninguém pode ficar de fora, todos têm direito à mesa da vida. Para participar desse reino novo tem uma condição que é a conversão e a crença no Evangelho de Jesus. O que significa converter? Não é preciso de mudar de religião, mas é necessário mudar a mente, tirar os preconceitos e transformar o coração insensível para um coração mais humanizado. E ter coragem de priorizar os valores da vida para si e para os outros. Colocar Deus em primeiro lugar, porque Ele é fiel e valoriza a vida. Criar pontes entre as pessoas, isso é conversão. Ser porta voz de vida e ser promotora dela em todos os lugares, principalmente os que mais precisam. Todos sem exceção. (cf. Mc 1,14-20)

Não podemos compactuar com esse mundo que produz muitos descartes humanos, buscando ostentação e vivendo de supérfluos sem pensar nos outros que passam fome e estão morrendo sem assistência nenhuma.

Que esta liturgia nos ajude a sermos missionários de Cristo que nos chama sempre para isso. O nosso batismo nos habilitou para a missão e seguir os passos de Cristo, transformando esse mundo para que ele seja mais fraterno e humano.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.