Vamos escutar Jesus, uma ordem de Deus Pai



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo, dia 28/02, o 2º Domingo da Quaresma. Na comunidade reunimos na liturgia da Palavra para ouvir a Palavra de Deus e também o que Jesus quer falar para todos nós. Nós celebramos a eucaristia que nos fortalece na caminhada que devemos fazer rumo ao céu.

A liturgia da Palavra de Deus nos indica exemplos de pessoas que são modelos de fé para nós. Uma fé que se coloca nas mãos de Deus, confiando plenamente Nele.

No livro de Gênesis vemos a figura de Abraão. Ele demonstra uma fé em Deus na obediência incondicional a Ele. Isso faz parte da tradição dos patriarcas para o povo de Deus. Sabemos que Abraão saiu da sua terra para uma terra nova. Assim ele demonstra que confia em Deus, mas Deus ainda pede uma obediência total quando pede o sacrifício de seu filho único como um cordeiro para ir no monte. Ele leva seu filho que carrega um feixe de árvore seca para o sacrifício, chegando lá o menino diz ao pai onde está o cordeiro.

Abraão amarra o seu filho no altar e quando vai esfaquear, o anjo de Deus intervém dizendo não mate seu filho pois Deus gostou da sua obediência. Aqui é a vitória da vida e alegria para um povo que surge e segue no mundo como um sinal de Deus agindo no mundo. Esse fato é a prefiguração o que vai acontecer com Jesus, o filho de Deus que vai ao sacrifício da cruz como cordeiro obediente que morre para a salvação da humanidade. Isso a prova de amor intenso. (cf. Gn 22,1-2.9.10-13.15-18)

Na carta de São Paulo aos Romanos nos fala do menino Isaac que caminhava para Monte Moriá com as lenhas às costas para o sacrifício. Um único filho de Abraão que Deus pediu como sinal de obediência, mas Deus interveio e outro cordeiro foi sacrificado no lugar de Isaac.

Aqui podemos dizer com certeza que Isaac é prefiguração de Cristo que carrega nas costas a cruz para sacrifício em obediência ao projeto de Salvação de Deus para toda humanidade. Ele tornou-se o cordeiro que derrama o sangue no sacrifício cruento. Aqui podemos garantir que o amor de Deus é belo e que dá a razão de no fé, pois Deus é fiel a nós devido ao ser amor infinito a todos.(cf. Rm 8,31-34)

O evangelista Marcos nos mostra a passagem da transfiguração do Senhor no Monte Tabor. Jesus fez o anúncio da sua paixão e morte que iria acontecer com Ele em Jerusalém antes da Páscoa dos judeus. Esse anuncio entristeceu e abalou os discípulos, mas para encorajá-los ele leva três discípulos ao Monte Tabor e lá transfigura diante deles, mostrando toda sua divindade e ainda dialogava com Elias, que representa os Profetas e com Moisés que representa toda Lei.

Aqui está o cumprimento de tudo que falava de Jesus. Jesus é o exemplo do cumprimento de toda escritura. Uma voz, em uma teofania, que diz: escutai-O.  (cf. Mc 9,2-10) então devemos seguir Jesus e escutar e fazer o que Jesus diz. Devemos ser cristãos de saída, sendo missionário de Senhor, levando a mensagem de esperança, de amor e salvação a todos. Deus não exclui e nem exclui ninguém. Cabe a cada um de nós converter e transfigurar o nosso coração para Deus para sermos dignos de ser filhos de Deus para tomar posse do Reino de Deus.

Que esta liturgia nos ajude a sermos verdadeiros missionários que querem um mundo melhor para todos, onde reina justiça e misericórdia de Deus. Boa preparação para a Páscoa.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.