Jesus ressuscitou! A Páscoa é a vitória da vida


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, Hoje celebramos o Domingo de Páscoa, Jesus ressuscita e a vida vence a Morte. É essa esperança que enche o coração de todos cristãos. Este domingo é importante porque gera todos os outros domingos que vamos participar. Cada Domingo se renova o Sacrifício Pascal de Cristo. Domingo do Senhor ou Dominus Dei é a liturgia que nos introduz na Mesa da Palavra e na Mesa da Eucaristia do Cristo Ressuscita no meio de nós.

Vamos entender melhor a liturgia bíblica deste domingo, lendo, escutando com atenção e meditando toda verdade de nossa fé.

No Livro dos Atos dos Apóstolos narra Pedro na Casa de Cornélio e aqui expor o Kerigma, anunciando que Jesus é o ungido do Pai e ele durante sua caminhada na terra, na sua vida pública, fez muito bem, curou os doentes e fez muitos milagres. Jesus libertou os oprimidos e os que estavam à margem da sociedade. A sua morte na cruz e a ressurreição selam definitivamente uma nova aliança que é de vida eterna para todos. Hoje podemos morrer, mas se cremos em Jesus estaremos ressuscitados com Ele no céu e isso é Páscoa.

Após o anúncio, toda a família de Cornélio crê em Jesus e todos foram batizados tanto os adultos como as crianças. O nosso Batismo é na fé da família que quer que a criança seja batizada e a fé da Igreja que Cristo é Senhor da vida. Se somos batizados, nós devemos ser testemunhas de Cristo em todos recantos do mundo. (cf. At 10,34.37-43)

Na Primeira carta de Paulo aos Coríntios nos narra que o Batismo nos sepulta com Cristo e traz uma vida nova e com Jesus somos ressuscitados e por causa disso devemos buscar as coisas do alto. Dessa maneira devemos comportar como novas criaturas e o homem velho desapareceu e o pecado não pode ser as armadilhas nesse mundo para afastar de Deus e de uma vida verdadeira. (Cf. 1 Cor 5,6b-8)

O evangelista de João narra como as mulheres viram o túmulo vazio quando elas foram lá de madrugada. Elas saíram correndo para avisar os discípulos, pensando que o corpo de Cristo tinha sido roubado. O sair correndo significa a pressa de dar essa notícia. Depois pela fé, elas lembraram das palavras de Jesus que ia ser morto e depois de três dias ia ressuscitar.

Hoje sabemos que Cristo está vivo realmente e nós devemos ser rápidos na divulgação, testemunhando que Cristo está vivo e vive para sempre e nos permite ter vida Nele para sempre.

A comunidade de João tinha uma pequena desconfiança de Pedro, devido de ele ter negado Jesus e não ficou presente como João junto com Maria na sua crucificação. Mas a comunidade da autoridade de Pedro como chefe da Igreja que foi dada por Cristo quando afirmou sobre o testemunho de Pedro que Jesus era o Filho de Deus vivo e só Nele devemos acreditar, pois ele tem a chave da Igreja que hoje está nas mãos do Papa Francisco.

 Ao saber que o túmulo estava vazio, então eles, Pedro e João foram correndo em direção ao túmulo. João chegou na frente e deu uma espiada para dentro do túmulo, mas esperou Pedro entrar primeiro e depois João. Deste modo eles constataram o que Jesus já tinha predito nas escrituras que Ele ia ressuscitar como de fato aconteceu. As faixas e sudário que estavam no túmulo davam a certeza a eles que Jesus ressuscitou. Desse fato eles acreditaram.

Queridos irmãos e irmãs, que esse dia de júbilo para nós que nos enche de muita alegria, pois está vivo e não morre mais. A vida venceu a morte, agora a morte não a última palavra. Que a nossa fé seja revigorada na Ressurreição de Cristo que possamos caminhar com Ele sempre na certeza que um dia vamos ressuscitar definitivamente com Ele e estar no céu para sempre. (cf. Jo 20,1-9)

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.