Jesus é o Senhor da Vida




 

Queridos irmãos e irmãs em Cristo. Celebrar a liturgia é celebrar a vida em comunidade mesmo diante de tantas mortes, guerras, violências de toda ordem, desastres ambientais etc. ainda estamos cercados pelo egoísmo e indiferença a vida. Mas uma coisa é importante saber que Deus é o Deus da vida e caminha na nossa história de vida. Devemos pedir que Ele venha nos suprir diante de nossas fraquezas humanas e pecados que cometemos no dia a dia.

 

A Liturgia deste domingo nos chama para a Vida e ela tem valor para cada um de nós e está acima de tudo. Devemos defender a vida de toda maneira, não apenas a vida humana, mas também a vida dos seres, das nossas florestas e dos biomas que somos obrigados a defender para o bem de toda humanidade e da preservação da terra.

 

No livro da Sabedoria nos dá uma notícia fabulosa que Deus não é autor ator da morte, mas da vida. E ainda é bom saber que Deus não fica contente com a ruína dos que vivem. Nós cristãos não devemos desejar mal de ninguém nem dos inimigos e nem daqueles que praticam o mal, mas orar por eles para que que se arrependam e pedia a justiça que sempre é boa, principalmente a Deus. 


Se Deus nos criou à sua imagem e semelhança jamais vai querer destruir porque tudo que Deus fez é bom, isso podemos constatar no livro do Gênesis: “Deus viu tudo o que tinha feito: e era muito bom". Aí podemos perguntar por que vem a morte, as pestes, esse vírus horrível? Nesse caso podemos afirmar que não estava no plano de Deus essa realidade ruim e devastadora para o homem. 


Tudo de mal  foi a intervenção do diabo devido a inveja e por causa disso seduziu e seduz até hoje a criatura humana provocando o pecado e a morte. Temos que sempre pensar que Deus é vida e nos dá vida novamente pela obediência de Cristo que agora está vivo e nós vamos ter vida eterna com Ele. (cf. Sb 1,13-15.2,23-24)

 

Sempre é bom saber que Deus plantou no jardim do Éden a árvore da vida cujo fruto era para termos a vida sempre (Gn 3,22). E é bom sempre recordar sobre o que Jesus quando falou de Abraão, Isaac e Jacó, eles estão no céu com nova vida, pois o Deus que eles cultuavam e são Deus da vida e não o Deus da morte.

A nossa fé está em Cristo, ele é o pão da vida e tudo que existe vem de Deus e nós cremos Nele porque Ele é a ressurreição e vida.

Muitas ressurreições que Jesus proporcionou quando estava entre nós nos mostra de modo categórico que Jesus é senhor da vida.

 

Ser cristão é participar da vida em Cristo e por isso deve promover a vida e defendê-la sempre. Ser um agente do bem e favorecer todas as iniciativas em prol da vida dos indefesos, dos pobres e marginalizados de nossa cidade e comunidade.

 

No evangelho de Marcos deste domingo nos mostra que Deus cura duas mulheres e isso demonstra que Deus não quer o mal das pessoas.  Ele é o Senhor da vida. Jesus vai à casa do filho de Jairo e no caminho cura uma mulher com sangramento e na casa de Jairo ressuscita a criança que tinha já morrido antes de Jesus e devido a fé de Jairo esse milagre acontece. É bom saber que o melhor milagre da vida é ter fé e crença em Jesus, mesmo diante da morte física, mas o espírito de cada um vive e renova na fé do Deus da vida.

 

Um exemplo que devemos relatar é do Beato Carlo Acutis, ele ficou sabendo que não haveria a cura do seu câncer e que sua morte seria breve, mesmo assim, ele grava um vídeo dizendo: vou morrer daqui dois meses com olhar tranquilo e sereno pois sabia que Deus é que dá vida eterna a seu corpo mortal transformado no corpo glorioso no céu.

 

Jesus cura sempre e é preciso ter coragem de procurar Jesus como é o caso da mulher que sofria de hemorragia, tocando na roupa do Mestre e foi curada através de uma força que saiu de Jesus. Ela tinha fé Nele  e foi curada. Jesus indo a casa de Jairo e chegando perto alguém disse a Centurião que sua filha já morreu. Mas Jesus fala que não tenhas medo, apenas tenha fé. Jesus entra e chega até a menina e fala: "Eu te ordeno: levanta-te”. E A menina recupera a vida e se alimenta... (cf. Mc 5,21-43)

 

Isso é para nós uma lição pois não podemos nos conformar com a morte, mas com a vida. E ela é a esperança que nos move neste mundo. Quem crê e tem fé em Jesus, mesmo morto, nós vamos ressuscitar para vida eterna.


Que esta liturgia nos ajude a ter fé e crer na vida e mais ser defensor da vida, pois Deus é vida e que todos participem dela. Amém


https://youtu.be/JUnoNRhM7uY


 Tudo por Jesus nada sem Maria. “Eis me aqui Senhor, envia-me!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.