A Igreja tem Pedro, hoje é o Papa Francisco e o emérito Papa Bento XVI




Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a Igreja celebra a liturgia na solenidade de São Pedro e São Paulo. A Igreja se confirma em Pedro e hoje temos o Magistério no Papa Francisco e no emérito Bento XVI.

A voz da Igreja tem força na unção do Espírito Santo. Jesus deixa essa autoridade para estar conosco até o fim dos tempos.

No livro dos atos dos apóstolos, nos mostra a crueldade de Herodes que quer calar a palavra de Deus na voz dos apóstolos. A crueldade é tanta que manda matar Tiago, irmão de João. Vendo que agradava aos inimigos de Deus, mandou prender Pedro. Mas a oração da Igreja e Deus mandou anjos e libertou Pedro, mesmo com toda segurança que o guardava na prisão e isso Pedro percebeu que Deus mandou libertar do poder de Herodes qual o povo esperava. Hoje o mundo tem muitos Herodes que quer calar muitos, usando artifícios da lei e da tirania. (cf. At 12,1-11)

Seguindo o salmista no salmo 33 nos dá a certeza que Deus nos tira de todos os temores, pois é Ele que nos livra. Devemos confiar plenamente em Deus sempre.

Na carta de São Paulo a Timóteo, vemos o reconhecimento de Paulo que é em Deus está a certeza da vitória final. O mais importante é manter a fé em Deus e não temer quem tira a vida corporal, pois engana eles que estão destruindo as pessoas, pois é Deus que dá a coroa aos vitoriosos.

Assim está escrito em 2 Tm 4,6-8, 17-18 :” Caríssimo: 6Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

O evangelista Mateus nos mostra essa linda confissão de Pedro a Jesus. Pedro responde a uma pergunta que Jesus o que povo falava de Jesus, eles começam a responder, mas Jesus quer que eles falem o que acha dele. Pedro toma a palavra e fala a Jesus: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. (cf. Mt 16,13-19)

Aqui podemos dizer que quem entra na intimidade verdadeiramente com Jesus poderá responder que é Jesus para nós. Não é achismo, pois o cristão autêntico vive a palavra de Cristo na comunidade e torna-se realmente missionário de Deus, levando o Evangelho a todos. Interessante saber quem está com Jesus não é por ostentação ou por modismo, mas sendo membro da Igreja e sabe ouvir a voz de Cristo nos seus pastores através do magistério de Pedro nos seus sucessores que hoje é o Papa Francisco e o Papa emérito Bento XVI.

Que essa liturgia nos ajude a tomar consciência da importância da Igreja e ser discípulo dela, obedecendo os ensinamentos que eles têm a nós, sendo o porta voz de Cristo no mandato de Pedro outorgado por Cristo a Igreja.

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.