A Missão é de todos os cristãos



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 15º Domingo do Tempo Comum. A liturgia nos chama atenção para a missão que devemos fazer nesse mundo tão carente de Deus e de amor para com o próximo. Vivemos para ser anunciadores de Cristo que é o único que tem a proposta de salvação e libertação do homem sem nenhuma ideologia que escraviza e nem deixa a pessoa a ser manipulada por ideologias cegas deste mundo, pois a verdade de Deus aceita é a que liberta o homem por inteiro.

 Iluminados pela liturgia bíblica vamos deparar com a missão de Amós. Com a morte de do Rei Salomão, o reino foi dividido em dois e assim ficou o reino: o Reino do Norte Israel e o reino do Sul o Judá. Aqui vemos a discrepância, a parte rica contrastava com a parte pobre do Norte. É o abuso do poder que acumula, escraviza, manipula para manter no poder.

 

Como que aconteceu isso? O modo de fazer isso é a manipulação do poder religioso, valorizando um novo Templo de Betel e detrimento do templo de Jerusalém, proibindo o povo de ir até lá. Tinha os sacerdotes e os seus cultos custeados pelo poder político. É a forma de manter o poder e ostentação de maus políticos como acontece muitas vezes hoje. O sistema religioso e o econômico sustentam uma classe política com privilégios para se manter no poder e dando fardos pesados a maioria do povo sem voz e vez na sociedade.

 

Nesse contexto surge Amós, um humilde pastor, que Deus envia como um profeta que fala das injustiças do poder que massacra o pobre, pois o rei é injusto. Isso incomodou os poderosos da época e o persegue. Isso é como o dia de hoje quem grita e declara os erros dos poderosos de hoje são presos, perseguidos e ainda muitas vezes mortos pela tirania do poder injusto. Muitos inocentes e indefesos morrem de fome, de doença e de descaso do poder das autoridades e da sociedade capitalista injusta.

 

Deus chama Amós para denunciar os desmandos do Rei injusto, e ele é um simples vaqueiro e agricultor, mas é esse que Deus o capacita para ir às ovelhas de Israel. Este não se deixa corromper das artimanhas do poder. (cf.Am 7, 12-15)

 

Na carta aos efésios temos esse lindo hino que nos mostra o poder de Deus no seu plano de salvação do homem. Desde o princípio Deus nos escolheu para ser seu herdeiro e nós o somos de fato no Cristo e deste modo somos filhos adotivos de Deus e irmãos uns dos outros em Cristo. Como poderemos nos afastar de Deus? Somente Ele é a razão de nossa existência e do nosso agir neste mundo. (cf. Ef 1, 3-14)

 

 No evangelho de Marcos o chamado é de Deus por Jesus e Ele tem o seu critério que nós não devemos contestar e discutir. Temos o envio por Jesus aos doze apóstolos, de dois em dois, para a missão de levar a boa nova, fazer curas e terem autoridades capazes de expulsar os demônios e todo tipo de mal que acomete as pessoas. Isso nos faz lembrar das 12 tribos de Israel, formando assim o Povo de Deus e o trabalho é feito pela comunidade e pela fé que isto representa. Não há comunidade se não houver adesão a Cristo e no serviço aos irmãos. A Igreja não é uma associação ou partido político, mas um sinal vivo de Cristo como cabeça e nós os seus membros, formando o novo povo de Deus.

 

A missão é de combater tudo que tira a dignidade da pessoa como miséria, exploração de toda ordem, manipulação por ideologias que dominam as pessoas para elas não serem livres, luta por salários dignos às famílias e saúde para todos. Um país não pode ser justo se não houver equidade e igualdade de oportunidades para todos. (cf. Mc 6, 7-13)

 

O missionário é provido pela providência de Deus, por isso deve ser despojado, não querer ostentação e ainda saber encontrar na hospitalidade e na colhida a presença de Cristo peregrino. Devemos ser a Igreja de saída, ir ao encontro daqueles que mais precisam. Quem ouve a palavra será derramada por Deus às pessoas, mas quem não acolher o missionário terá as portas da graça fechada porque disse não a Deus na pessoa do missionário.

 

Queridos irmãos e irmãs, que esta liturgia de hoje nos faça entender a missão que devemos fazer porque esse chamado vem do nosso compromisso batismal. Cada ação na comunidade e no mundo devem estar sintonizados com os ensinamentos de Cristo e desse modo ser porta voz Dele nesta sociedade carente e ausente da Palavra de Deus que liberta e salva.

 

Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Pax Christi! Eis me aqui, Envia-me Senhor!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.