Há cegueira que precisa ser curada



 

Queridos irmãos e irmãs, há cegueiras na nossa vida e só a palavra de Deus pode fazer que enxerguemos com a luz verdadeira que ilumina tudo para entendermos o sentido real das coisas. Essa luz é a fé que brota em nós. Nunca vai ser muito, mas o suficiente para enxergarmos com clareza a vontade de Deus na nossa vida

 

No livro de Jeremias nos fala que virá um sinal de luz para aquele povo que estava sofrendo na escuridão do exílio. É a esperança que brota no coração do homem e isso dissipa as trevas da maldade dos poderosos. Assim está escrito: "Coxos e cegos, mulheres grávidas e que deram à luz”.

 

Isso é a esperança que não decepciona. Deus sempre vem em socorro do seu povo, principalmente os mais sofridos. A pandemia nos deixou acuados algumas vezes, mas muito clamaram a Deus misericórdia e que desse um basta nisso. Hoje já podemos respirar mais tranquilo, parece que logo tudo será normalizado. (cf. Jr 31,7-9)

 

Na carta ao Hebreus podemos conferir e constar que Jesus é o sumo sacerdote que faz a ponte entre Deus e a humanidade. É uma graça que está à disposição de todos. Não estamos sós. (cf. Hb 5,1-6)

 

No evangelho de Marcos nos mostra Jesus que cura um cego e lhe dá a visão e a fé no Cristo. Jesus já caminha para Jerusalém e lá será morto e também ressuscitará. Aqui podemos notar que foi o último milagre de Jesus a um cego de nascença. É uma catequese que Jesus quer dizer para nós que muitas vezes somos cegos diante de tantas informações e graças de Deus, mas precisamos da luz da verdade que Deus é o único que nos dá verdadeira paz e salvação.

 

 

Os apóstolos estavam cegos pois acreditavam em Jesus, senhor, mas eles estavam cego diante do mistério da cruz e da morte que Jesus ia sofrer para salvar a humanidade toda. Perto de Jericó, um cego, se encontrava sentado "à beira da estrada", informou-se de que Jesus estava passando e gritou por socorro: "Filho de Davi, tem piedade de mim". A palavra de filho de Davi que o cego pronunciou é para nós um título messiânico em que Jesus significa. O cego joga o manto, e isso representa a segurança dele e as moedas são jogadas fora e se levanta vai ao encontro de Cristo.

 

Aqui podemos dizer que vai ao encontro do verdadeiro tesouro que é Jesus. Ele é curado e segue Jesus. O caminho da conversão deve ser de tirar a segurança que passa para buscar a segurança permanente que tira a vida eterna. (cf. Mc 10,46-52)

 

Que esta liturgia nos ajude a libertar das cegueiras das ideologias do capitalismo, do poder dos governos que passam e das religiões que dominam e não deixam a pessoa se libertar para caminhar rumo ao verdadeiro Deus que traz a vida eterna.


Tudo por Jesus, nada sem Maria!!! O Senhor envia-nos a lugares que faltam missionários.


Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha 

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.