Saber Escolher é a forma de procurar ser feliz



 

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 28º Domingo do Tempo Comum, e a liturgia deste domingo faz a gente refletir sobre a escolha que devemos fazer para ser feliz. Quando escolhemos algo, então as outras não poderemos fazer. Isso é renúncia.

 

A liturgia bíblica nos ajuda a entender isso. A escolha nos ajuda a tomar boa decisão na vida;

 

No livro da Sabedoria temos Salomão que preferiu escolher a sabedoria em vez de ouro e riqueza. Essa sua escolha foi a mais acertada que ele fez. Para governar precisa-se de sabedoria. Ele era recém coroado como Rei de Israel e foi ao templo para agradecer a Deus por isso, e devido a isso Deus gostou desta atitude de Salomão. Então Deus diz: "Pede-me o que queres... e eu te darei...". Salomão reconhece que é muito jovem, e por causa pede um coração sábio para discernir o que é mau e optar pelo bem. Assim ele diz: "Sou um adolescente... dai-me um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o Bem e o Mal...". Deus atendeu deu a sabedoria e muito mais a ele. Nós devemos fazer o mesmo, pois quando queremos estar em comunhão com Deus, nós ganhamos muito mais do que pedimos. (cf. Sb 7,7-11)

 

Na carta ao Hebreus, nos fala da Palavra de Deus e quando a temos em contato sempre, nós encontramos a sabedoria. E assim está escrito: "Ela é viva, eficaz e mais penetrante de qualquer espada de dois gumes". Se conseguirmos trilhar na Palavra de Deus, vamos discernir o que é mal e ainda vamos optar pelo bem que nos ajuda a não sair do caminho de Deus e da felicidade plena. Portanto escolhemos Deus para a encontrar a sabedoria que não decepciona. ( cf. Hb 4,12-13)

 

O evangelista Marcos nos mostra qual é a escolha certa que se deve fazer para seguir Jesus. Aqui temos a passagem do jovem rico que era bem intencionado e interpela Jesus para poder ganhar a vida eterna. Jesus mostra os mandamentos a Ele. O jovem rico falou que já observa os mandamentos desde criança, mas Jesus o adverte dizendo: uma coisa lhe falta, vende tudo e dá aos pobres e depois siga-me.

 

Um chamado extraordinário a Ele, mas como era rico, desistiu de Jesus ficando com as suas posses. Devido a isso Jesus nos fala: como é difícil o rico entrar no céu, pois é mais fácil uma corda passar no buraco da agulha do que um rico entrar no céu. Aqui há algo extraordinário de lição para todos nós, pois seguir Jesus é uma boa escolha e ele é acompanhado de desapego. Não podemos estar numa religião tradicional, mas uma religião viva, de generosidade e de amor a todos, principalmente os que que mais sofrem. Ser feliz em comunidade onde todos partilham e a mesa do banquete é para todos e ninguém passa fome. Que segue Jesus tem muita coisa nesse mundo para viver e ainda a vida eterna. (cf. Mc 10,17-30)

 

Que esta liturgia nos ajude a fazermos a escolha por Jesus e trilhar no seu caminho que é de vida em abundância para todos e sempre está conosco. Assim, devemos ter um coração generoso e bom. Com a sabedoria de Deus vamos na jornada na terra até ao céu.

 

Tudo por Jesus nada sem Maria!!! O Senhor envia-nos a onde mais precisar de missionário da sua Palavra e que possamos ajudar a todos a encontrar o caminho que nos leva à salvação.

 

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.