Jesus,  Rei do Universo que serve a humanidade



Queridos irmãos e irmãs, chegamos ao final do ano Litúrgico da Igreja. Foi uma caminhada na Fé, na esperança e na caridade. Este ano ainda foi difícil devido à pandemia. Infelizmente as ideologias de toda ordem e as Fake News atrapalham muito o combate desta doença. Infelizmente a humanidade experimentou um longo luto e muitos morreram.

 A nossa fé em Cristo que serve a vida, Ele é o Rei do universo que serve. Neste dia importante e festa e junto com ela está o dia do Leigo que é muito importante, pois a Igreja hierarquizada precisa dele muito. Todos são chamados a construir aqui e agora o Reino de Deus que tem a sua culminância no céu. O mundo tem presidente e reis, e eles para serem sábios e justos devem espelhar no Cristo, Rei que servem sem nenhum interesse pessoal e nem de exploração e dominação.

Se pudermos entender a liturgia bíblica, percebemos que toda bíblia fala de reis, mas apenas um é Rei por excelência que devemos seguir sempre. As Leituras bíblicas nos falam dessa Realeza.

 No livro de Daniel fala do Filho do Homem, que vem do céu e tem a missão de Instaurar o Reino de Deus definitivo entre nós. O contexto vivido pelo povo de Deus era na época a do Rei Antíoco IV, ditador e mal, e tinha desejo de impor a sua cultura pagã e religião à força, sem respeitar a religião do Povo de Deus. A visão de Daniel caracterizou bem a profecia. Os quatro animais simbolizam os reis opressores que saem do mar (símbolo do mal), e no céu um ancião (Deus) que entrega a missão ao FILHO do homem o poder, a glória e o reino. Para nós é Cristo, o Rei, filho de Deus que instaura uma nova aliança.

Jesus veio levedar a massa, dá sabor do reino na prática da justiça, da paz, da misericórdia, da partilha e do amor na comunidade. Oxalá que as nossas comunidades sejam reflexo do Reino que se inicia aqui e culmina-se no céu. (cf. Dn 7,13-14)

No livro do Apocalipse nos lembra que Cristo instaura um Reino novo que todas as coisas se submetem a Ele. Toda a criatura se refaz em Cristo com a sua Ressurreição que finaliza toda ação de Cristo no mundo. (cf. Ap 1, 5-8)

No Evangelho, Jesus confirma a sua verdadeira Realeza que é de serviço e doação a todos, principalmente aos mais necessitados. A missão de Jesus era liberta os cativos, curar os doentes, restaurar o homem, promover a paz, a misericórdia, tirar o homem da escravidão do pecado e ser um Rei servidor.

Nenhum momento Jesus quis ser rei da estirpe dos reis e poderoso do mundo.  No mundo até hoje tivemos raros governantes justos e servidores ao Povo. São gananciosos, têm ânsia do poder, são ditatoriais, são ostentativos e arrogantes.

Embora muitas vezes o povo queria fazer de Jesus, rei, mas não era objetivo dele. Diante Pilatos, no tribunal, foi perguntado se ele era Rei, Jesus responde que sim, mas não deste mundo mas do Reino do céu. A sua coroa é de espinho e o seu trono é a cruz, sinal de amor extremo de doação para salvar a humanidade.

A realeza de Cristo é serviço a todos, principalmente aos marginalizados deste mundo. Um rei que solidariza com os pecadores e doentes incuráveis e contagiosos. Jesus é a voz dos mais fracos e sem voz. (cf. Jo 18, 33b-37)

Que esta liturgia nos ajude a ser discípulo e súdito do Rei Jesus que vem até nós sempre como irmão solidário de nossas fraquezas e necessidades. E que possamos ser membros ativos da comunidade que serve. Não podemos ser membros da comunidade para usurpar e servir da Igreja. Colocar a serviço da Igreja do Pão que partilha e solidariza com Todos. Que os leigos possam entender o seu papel na Igreja, sendo autênticos cristãos numa Igreja viva e não de pedra.

 Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

 Bacharel em Teologia Jose. B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.