"Vigiai!", o Senhor está para chegar



Queridos irmãos e irmãs, a Igreja no mundo inteiro inicia-se o Novo Ano Litúrgico. Esse ano é o ano A. Vamos iniciar uma caminhada e viver novamente os Mistérios da nossa Salvação. Deus é bom e ele sempre está conosco. Em cada ano litúrgico temos foco em dois ciclos importantes que são: Natal e Páscoa.


Estamos no Advento, a preparação do Natal do Senhor que é nosso também. Natal vive em família. Neste ciclo preparamos também para a segunda vinda do Senhor. Advento significa vinda. E vamos celebrar no dia 25 o Natal do Senhor. A as duas semanas iniciais vamos refletir a ficarmos atentos e vigilantes para a segunda vinda do Senhor, é o Maranatha. 


E as duas restantes é a expectativa da preparação para celebrar a memória do Natal, com o coração agradecido a Deus por ter enviando a nós o Cristo nascido de uma mulher que foi agraciada abundantemente para ser a Mãe do Senhor, nosso salvador e libertador.

No livro de Isaías fala da profecia que anuncia a vinda do descendente de Davi e este trará para todos a verdadeira justiça e paz. Uma justiça que não tem lado e a paz duradoura que penetra os nossos corações para que possamos viver bem com todos. É o anuncio do advento de Cristo. 


O contexto era de perigo de guerra e nessa situação anuncia dias melhores com trabalho e vida para todos na liberdade. O lugar é Jerusalém , lá irradia a verdadeira realeza de serviço a todos, principalmente aos mais pobres e sem vez. Jesus veio anunciar um reino onde todos são chamados ao banquete da vida. Não há privilegiados na missão de Cristo. (Is 2,1-5)

 

Na carta de São Paulo aos romanos nos convida a acordar para descobrir e ver o novo dia que começará com a salvação que Deus proporciona à comunidade. Já começou a nossa libertação, cabe a nós ir ao encontra da salvação que é dom de Deus para todos. Para tê-la é preciso deixar as obras das trevas que são: orgulho, corrupção, enganos, mentiras, maldades e violência. E revestir as armaduras da luz que são: o amor, o perdão, a misericórdia, a fraternidade e a solidariedade.


Hoje com a pandemia, com a miséria, com a pobreza, doenças e falta de emprego, nós como cristão devemos descobrir alternativas para ajudar aqueles que mais precisam. Não podemos omitir diante de tantos que estão às margens da nossa sociedade capitalista e socialista deste mundo. (cf. Rm 13,11-14)

 

O evangelista São Mateus nos exorta para ficarmos vigilantes para reconhecer os sinais da chegada do senhor que virá pela segunda vez.

 

O Evangelho é um apelo a uma VIGILÂNCIA permanente, para reconhecer o Senhor na sua segunda vinda.


Na história da nossa salvação Deus manda sinais como: na época de Noé que construía a arca para o dia do dilúvio. Todos foram alertados deste episódio, mas fizeram descaso com a pala de Noé. Os nossos afazeres e correria do dia de nossos trabalhos não percebemos os sinais que Deus dá para sua chegada entre nós. Ficamos cegos diante dos acontecimentos e não mudamos de vida. 


E não devemos dormir sossegados diante dos perigos e também da chegada do Senhor que vem de surpresa até nós. Devemos estar vigilantes sempre e se possível em sentinela. (cf. Mt 24,37-44)

 

O medo do presente e do futuro não pode jamais nos cegar para ver a luz da esperança do Senhor que vem sempre nos ajudar e salvar.

 

Que esta liturgia nos ajude a preparar bem para o natal, vestindo as vestes da esperança, do amor e da fé. Que a pandemia não nos escureça o nosso coração para a caridade e ajuda aos necessitados de bens materiais e espirituais. Sejamos como Jesus fez ir ao encontros dos doentes sem medo, estendo a mão que solidariza e bálsamo que regenera a pessoa. Amém

 

Tudo por Jesus nada sem Maria! Eis aqui o servo que está disposto a servir o Senhor!!!


Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.