JESUS É ÚNICO QUE NOS AJUDA DE MODO PLENO



Este domingo celebramos ao 2º domingo do Tempo comum. Aqui se fala das bodas de Cana, e Jesus, sua mãe e seus discípulos foram convidados para a festa dos noivos.

Toda festa é momento de alegria e todos sentem felizes com a felicidade do novo casal. É o momento de encontro de amigos que querem bem os noivos.

A Igreja tem Cristo como esposo e seus membros estão ligados a Ele como uma relação de casamento. Toda vez que vamos a Missa, celebramos a eucaristia que é o próprio Cristo nos dá como alimento que nos fortalece muito.

Nas bodas de Caná tem o primeiro sinal que Jesus faz de modo simples e tranquilo sem alarde e sem nenhum e nem um espetáculo. É Maria e Jesus se solidarizando com os noivos. O Papa Francisco nos falou isso no ângelus deste domingo em Roma: "O primeiro sinal que Jesus realiza não é uma cura extraordinária ou um prodígio no templo de Jerusalém, mas um gesto que atende a uma necessidade simples e concreta das pessoas comuns. É assim que Deus gosta de agir”: disse o Papa Francisco na oração mariana do Ângelus, neste II Domingo do Tempo Comum.” (https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-francisco-angelus-16-janeiro-2022-bodas-de-cana.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT)

Este sinal não se ´pode considerar como um milagre, mas uma forma de nos chamar a atenção que Jesus e Maria estão atentos as nossas necessidades e fraquezas. Assim o Papa nos fala:” Francisco evidenciou que o relato se conclui assim: "Esse foi o princípio dos sinais que Jesus realizou; ele manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele" (Jo 2,11). "Observamos – disse o Papa - que o evangelista João não fala de um milagre, ou seja, de um evento poderoso e extraordinário que gera maravilhas. Ele escreve que em Caná ocorre um sinal, que desperta a fé dos discípulos." (https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-francisco-angelus-16-janeiro-2022-bodas-de-cana.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT)

Queridos irmão e irmã, é importante entender que Deus em Jesus sempre está e estará conosco, nos ajudando e nos fortalecendo mais do que merecemos. A reflexão do Papa nos ajuda a entender isso: Podemos então nos perguntar: o que é um "sinal" de acordo com o Evangelho? "É um indício que revela o amor de Deus, ou seja, não chama a atenção para o poder do gesto, mas para o amor que o provocou. Ele nos ensina algo do amor de Deus, que é sempre próximo, terno e compassivo. O primeiro sinal ocorre enquanto dois recém-casados estão em dificuldade no dia mais importante de suas vidas. No meio da festa, falta um elemento essencial, o vinho, e a alegria corre o risco de acabar em meio às críticas e insatisfação dos convidados." (https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-francisco-angelus-16-janeiro-2022-bodas-de-cana.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT)

 O Santo Padre prosseguiu ressaltando que Nossa Senhora percebe o problema e discretamente o aponta para Jesus. E Ele intervém sem clamor, quase sem dar a perceber. Tudo se passa de forma reservada, "nos bastidores": Jesus diz aos serventes para encher as talhas de água, que se transforma em vinho. (https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-francisco-angelus-16-janeiro-2022-bodas-de-cana.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT)

Somente os servidores e Jesus com atenção a sua Mãe Maria sabem deste vinho maravilhoso que encheram de alegrias aos noivos e todos os convidado.

Que a liturgia de hoje nos ajude a entender a ação de Cristo na sua Igreja e que possamos converter e ter mais fé em Cristo, na Igreja e no bem que age no amor que constrói pontes.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.