Livro sagrado sempre tem valor no meio do POVO na comunidade reunida



Queridos irmãos e irmãs, estamos no 3º Domingo do Tempo Comum e o enfoque será a importância da Palavra de Deus no meio de nós.

No livro de Neemias temos o contexto do retorno do Povo do exilio da Babilônia. Deus sempre convoca o Povo para retornar a Aliança que Ele fez com seu Povo. Tanto Esdras e Neemias querem reconstruir o pais e recuperar todo passado e ainda conservar a identidade do povo de Deus.

O que vai fazer a diferença nisso é a Palavra de Deus que sempre é nova e atual. Deus nos chama a vida de comunidade, pois não existe Povo sem relacionamento com todos. A palavra de Deus é algo sério e por isso foi preparado um lugar para que ela seja destacada e respeitada numa liturgia viva com o povo na comunidade. A solenidade nos dá valor da Palavra de Deus.

São os levitas que a proclamam, então é bom salientar que não é qualquer um deve manusear a Palavra de Deus. Percebemos que essa liturgia feita é de alegria e festa, isso dever ser as nossas celebrações comunitárias. ( cf. Ne 8,2-4.5-6.8-10)

Na Primeira Carta aos Coríntios nos fala dos carismas que estão no corpo de Cristo que é Igreja. O corpo tem muitos membros e todos ligados a cabeça que é Cristo. Ninguém faz nada se não tiver ligado a Cristo. Aqui entra nós, o clero, as pessoas que já estão no céu como todos os santos e santas de Deus. É uma ação viva e dinâmica. O alimento da comunidade é na palavra de Deus e daqui gera pessoas ouvintes e crentes no Senhor. (cf. 1Cor 12,12-30)

O salmo 18 nos dá a importância da Palavra de Deus quando diz: "Vossas Palavras, Senhor, são espírito de vida". (cf. Sl 18)

No evangelho de Lucas nos mostra realmente qual é a Missão de Cristo na sua vida pública. Jesus veio para libertar a todos, tirar a cegueira que não nos deixa seguir Jesus, curar as doenças mais profundas das pessoas. É dar vida aos que estão às margens no mundo individualizado. É ser compassivo com os que estão sofrendo no corpo e não alma.

 Jesus ó o caminho que nos leva a vida eterna. Não se pode seguir Jesus longe da Igreja, pois é nela que se difunde a Palavra de Deus. Devemos viver  em comunhão com a Igreja de Cristo que é visível no seu magistério atuante no mundo. Devemos estar em comunidade uns com os outros, ajudando mutualmente.

O Espirito que conduziu Cristo em toda sua missão e é esse que devemos pedir para que a nossa ação no mundo leve vida, a partilha e o amor seja o selo de nossas comunidades cristão adicionado ao perdão e solidariedade com todos. (Lc 1,1-4;4,14-21)

Que esta liturgia nos ajude a sermos missionários do amor, do perdão e da misericórdia e a onde tivermos que seja perfumado com o aroma do serviço desinteressado a todos.

 Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Servus Christi semper!

Jose B. S. Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.