O agir e o falar da pessoa revela o que ela tem de bom ou de mau


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 8º domingo do Tempo comum, e no próxima já vamos começar a quaresma, tempo adequado para a nossa conversão a Deus e nos prepararmos bem para a Pascoa do Senhor. Muitas vezes na nossa vida julgamos e até condenamos pessoas pelas aparências ou estereótipos que fazemos delas.

A palavra de Deus tem muito a nos dizer sobre isso. O que devemos ter como uma medida certa e correta é reconhecer as pessoas nas suas palavras, obras e ações neste mundo.

Se quisermos agir corretamente em relação as outras pessoas, devemos agora ouvir, entender bem e refletir o Livro do Eclesiástico que nos fala. Assim diz o Livro do Eclesiástico para nós: "A Palavra mostra o coração do homem... os defeitos de um homem aparecem em seu falar...". Se quisermos fazer um juízo de uma pessoa, ouça o que ela vai dizer, pois na palavra dela que vai revelar realmente o que ela é. É uma dica boa para o nosso julgamento que porventura devemos fazer de alguém. Essa leitura nos ajuda a entender o que Jesus diz no evangelho de hoje. (cf. Eclo 27,5-8)

Na Primeira carta de Paulo aos coríntios nos fala de uma certeza que não podemos jamais dúvidar de que é a vitória da vida sobre a morte, que Cristo conquistou para nós. Que vida é essa? Ai podemos dizer que é a vida clara sem sombra porque essa vida pura e verdadeira vem de Cristo que nos deu com seu sangue derramado na cruz e no amor que transforma a todos. Queremos a vida que não acaba. (cf. 1 Cor 15, 54-58)

O evangelista Lucas nos mostra um dos critérios que Cristo nos ensina que é: "A boca fala daquilo que o coração está cheio...". E ainda fala que as obras são reflexo daquilo que brota do íntimo de nossa coração. Se fazemos algo bom porque o nosso coração tem algo bom também, mas se agimos mal porque dentro de nós tem um castelo de maldade.

Isso é importante para nós em relação a igreja comunidade. Se existir pessoas que querem apenas o poder e a ostentação, então  as suas obras e efeitos vão refletir as más intenções que estão no coração. O agir segue o ser. O fruto revela que jeito a arvore é. Essa frase dita por Jesus: "Não há árvore boa que dê frutos maus, nem árvore má que dê bons frutos. Cada árvore se conhece pelo seu fruto". É uma premissa importante para a gente refletir. (cf. Lc 6,39-45)

Hoje em dia as palavra de solidariedade, fraternidade, ajuda mutua, compaixão e altruísmo estão longe de nossas atitudes cristãs. Essa pandemia estamos vendo muitas pessoas isoladas com medo e distante uns dos outros. O egoísmo reina, a maldade se espalha e o ódio se multiplica contra todos e guerras se fazem com motivos banais. O bem comum se esvazia no meio de nós e deixa a igreja longe do amor fraterno.

Que essa liturgia nos ajude a buscar alternativas para que as pessoas se sintam acolhidas, ajudadas e ainda membros vivos de uma Igreja que quer ser sinal de partilha da Palavra, de pão e de misericórdia.

Deus conhece as intenções do nosso coração.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em teologia Jose B. Schumann Cunha – Servus Cristi semper!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.