Disse Jesus: Amai-vos como eu vos amei


Queridos irmãos e irmãs, neste domingo estamos celebrando o 5° Domingo da Páscoa e vamos compreender que Jesus tinha a preocupação de formar a Igreja para continuar a sua obra de Salvação no mundo. As aparições de Jesus no cenáculo sempre no domingo e a pesca milagrosa que mostrou pela obediência a Jesus. No domingo passado vimos a liturgia do Bom Pastor que é Jesus.

Hoje vamos ver na liturgia dominical que o espírito que deve animar a nova comunidade cristã será o amor mútuo. O amor deve ser a medida da ação dos cristãos na comunidade, na família e no mundo.

No livro dos Atos dos Apóstolos nos mostra o final da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé eles fundaram e organizaram as novas comunidades. Podemos observar várias coisas, primeiramente que a Palavra de Deus seja propagada em todos os cantos da terra. É o anúncio da salvação para todos. Segundo os conflitos superados e que os sofrimentos são indispensáveis para ganhar a salvação e entrar no reino de Deus. Terceiro , as comunidades são formadas com seus dirigentes que são os presbíteros que tem a missão de administrar, vigiar no zelo e defender a comunidade. Tudo isso é na oração e jejum. (cf. At 14,21b-27)

O salmista nos lembra do canto de louvor a Deus porque Ele é bom e compassivo com todos nós. (cf. Sl 145)

No livro do Apocalipse nos mostra como deve ser a comunidade cristã que tem Jesus como centro e nela somos chamados a viver a comunhão e o amor. Sabemos que o amor abre pontes que unem as pessoas no amor fraterno e no perdão recíproco.  É um novo céu e uma nova terra que vão surgir e que a noiva linda vai ao encontro do seu amado. É o novo céu e a nova terra que surgiram para nós. Para isso devemos ser autênticos cristão que dão teste no amor a Cristo e aos irmãos na necessidade  e no sofrimento cotidiano (cf. Ap 21.1-5a)

No Evangelho, Jesus, ao se despedir dos discípulos, deixa em testamento à comunidade o "MANDAMENTO NOVO: "Amai-vos uns aos outros, COMO eu vos amei". (

É uma síntese da vida de Jesus e um Estatuto da Comunidade cristã para concretizar o projeto de Deus. O novo mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como nós mesmos. Jesus nos fala e também dá o seu corpo e sangue como alimentos que nos regenera e salva. Assim vamos caminhando até a nossa passagem para o céu. O sinal da presença de Jesus na comunidade é o amor mútuo e é ele que vai ser distintivo da comunidade que nasce no Cristo vivo no meio de nós. ( cf. Jo 13,31-33a.34-35)

Assim a comunidade deve ser no amor, também na solidariedade , no martírio e no sangue derramado dos mártires que não tem medo de servir a Cristo até no horror da morte provocadas pelos maus governantes e ambiciosos do nosso tempo.

 Devemos largar o ritualismo e sim viver uma igreja de saída ao encontro de todos principalmente aos que mais sofrem. Assim com o nosso testemunho da coerência e da vivencia do amor para com todos são sinais que acreditamos em Cristo. E que esta liturgia nos faz sermos autênticos cristãos nos lugares onde estejamos.

 Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi semper! Envia-nos Senhor da messe onde precisam de missionários da sua palavra que salva.

 Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.