Jesus é o Bom Pastor que nos leva a lugar seguro



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 4º Domingo da Páscoa, é neste espírito que hoje a liturgia nos fala de Jesus como o bom Pastor que cuida das suas ovelhas sem interesse financeiro e nem quer ser dominador. Hoje também é dia das Mães, pois elas são as guardiãs da vida e elas são as primeiras que ajudam que as crianças sejam verdadeiras filhos e filhas de Deus.

Como sabemos, o pastor é aquele que vai a frente do rebanho e o leva a lugares tranquilos que dão vida a elas. Não é mercenário e nem ganancioso, pois ele mesmo pode dar a vida por elas se algum inimigo queira telas para o seu próprio interesse mesquinho. Devemos reconhecer que Jesus é o Senhor e Ele dá a graça aos que são verdadeiros pastores que zelam as suas comunidades.

Se nós olharmos com atenção no Antigo Testamento vemos que a figura de Pastor foi designada a Jacó, Moisés, Davi etc. As ovelhas não perecem por falta de alimento e nem por falta de água, pois elas estão seguras nas mãos do Pastor.

Israel é considerado como rebanho que é conduzido por Deus, pois Ele mesmo que cuida, zela e ajuda as ovelhas de Israel. O povo é o rebanho de Deus. Deus tira o povo da escravidão e leva para a liberdade e vida.

No ato dos Apóstolos vemos a primeira viagem apostólica de Paulo e Barnabé. Os judeus recusaram de ouvir a verdade que eles traziam do Cristo e por isso os gentios foram agraciados pela evangelização deles. É o anúncio que Jesus é o Salvador da humanidade. Os judeus achavam dono da Palavra de Deus, isto percebemos hoje que muitas religiões querem ser donos da mensagem de Cristo e não deixam os pobres e os marginalizados tenham acesso a mensagem de Cristo que não tem distinção de pessoas para ouvir a sua libertação que Cristo trouxe para a humanidade. Os gentios ouvem a mensagem como ovelhas que ficam atentas a voz do verdadeiro pastor.

Devemos estar aberto a voz de Cristo que é anunciada pela Igreja, pelos verdadeiros pastores das comunidade e dos missionários da Palavra de Deus. (cf. At 13,14.43-52)

No livro do Apocalipse nos mostra que Cristo é verdadeiro cordeiro pascal que venceu e destruiu a morte e é ele que nos leva a verdadeira fonte de água viva. Deus nos quer livres, salvos e cheios de vida abundante. (cf. Ap 7,9.14b-17)

O evangelista São João nos mostra Jesus como o Bom Pastor. Jesus é que nos conduz a boa pastagem e as fontes de água pura . Cristo não nos deixa perecer pela fome e nem com sede. Jesus é o pastor que dá a vida para que as suas ovelhas não morram . Ele está atento para que suas ovelhas não sejam manipuladas , não roubadas e ainda não sejam aniquiladas pelas injustiças do mundo, pelos desempregados e pelas mortes por falta de recursos à saúde.

Devemos ficar atentos às vozes dos que conduzem as comunidades e devemos perceber que pastores estão as conduzindo. A Igreja é de Cristo e Ele pune os mercenários que só aproveitam as ingênuas ovelhas. Todos são chamados a serem pastores para levarem a Palavra de Cristo. São os padres, bispos, leigos cristãos, todos são responsáveis de ensinar o bom caminho e a segurança de vida para todos. (cf. Jo 10,27-30)

Tudo por Jesus nada sem Maria! Somos Servus Christi semper. Estamos disponíveis para a missão. Envia-nos Senhor a onde precisa da sua Palavra que salva.

 Jose B. Schumann

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.