Trindade, a comunidade de amor perfeita

 


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos celebrando neste domingo o Domingo da Trindade. Desde que fomos batizados e ensinado pelos nossos pais que Deus é Trino numa comunidade de amor perfeito. É o Pai, é o Filho e é o Espírito Santo em três pessoas distintas, mas um só Deus. Aprendemos a fazer o sinal da cruz quando levantamos, quando passamos na frente da igreja e ao deitar.

 

É uma comunidade de amor, um mistério que deve ser compreendido na fé. Este mistério deve ser contemplado. Deus é amor. Tudo foi feito em Deus. A nossa História de Salvação é marcada pela presença de um plano de Salvação de Deus Pai, movido pela força do Espírito Santo em Cristo que se doou plenamente por nós.

No livro dos Provérbios temos a constatação que o universo é criado na sabedoria e no amor. Deus é autor de tudo. A obra criadora de Deus Pai é boa sempre. (cf. Pr 8,22-31)

Na carta ao Roan os podemos ver que a obra realizada por Cristo no amor a Deus Pai e na força do Espírito Santo nos dá a paz, a esperança e o amor de Deus. A vida se restaura plenamente em Cristo e nós participamos dela pela Paixão, morte e ressurreição de Cristo. (cf. Rm 5,1-5)

 

No evangelho de São João temo a ação do Espírito Santo que esclarece a todos que é preciso crer em Cristo e ser testemunha dele no mundo. A boa nova deve ser propagada em todos os lugares. O batismo nos capacita para isso. Somos ungidos na Trindade e o Espírito Santo nos ajuda a viver bem a missão que devemos executar.

 

Assim nos fala claramente o Catecismo Católico:   "Deus deixou vestígios desse mistério na Criação e no Antigo Testamento, mas a intimidade de Deus Trindade constitui um mistério inacessível à inteligência humana e até mesmo à fé de Israel...Esse mistério foi revelado por Jesus Cristo e é a fonte de todos os outros mistérios". (CCIC 45)

 

Cristo é a verdade revelada de Deus Pai e é a ponte que nos une ao céu. Jesus nos fala: "Felipe... quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,8). E ainda nos falou: "Quem observa os meus mandamentos... o Pai o amará... e viremos nele e faremos nele morada..." (Jo 14, 23) e também a oração que Ele mesmo nos ensinou: a oração do Pai nosso (Lc 11,1 ss). E a missão última que Jesus nos deu: Ide... e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28, 19)

 

Assim o mistério é confiado a todos que querem ser de Cristo na Igreja. Devemos ser dóceis e humildes a Deus na força do Espírito Santo que nos foi revelado em Cristo.

Que esta liturgia nos ajude a estar na presença da Trindade Santa de Deus numa comunidade igreja viva e ser sempre corajosos porta voz de Deus no mundo.

 

Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Servus Christi Semper!

 

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.