Deus é Pai de todos

 



 

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 17 ° Domingo do tempo comum. Neste domingo vamos refletir sobre a importância da oração se quisermos seguir a Cristo. Como deve ser a nossa oração? É a oração de intercessão como foi de Abraão a favor de Sodoma e Gomorra.

A liturgia bíblica vai nos apresentar dois exemplos de oração: uma de Abraão e a outra de Jesus, nosso Senhor e Salvador.

 

No livro do Gênesis temos a primeira conversa de um homem para com seu Deus. É uma hora simples, humilde e cheio de confiança. Mas tem uma forma de ousadia e de esperança na conversa entre eles. Isso é oração. É a conversa de dois amigos sinceros querendo ajudar o outro. Deus é bom sempre. (cf. Gn 18,20-32)

 

Nós temos um Deus que está sempre atento a nós. É o que vemos neste salmo 138. Confiemos em Deus. (cf. Sl 138)

 

Na carta de São Paulo aos Colossenses nos mostra que a oração deve brotar da crença que Jesus nos resgatou e a Ele pertencemos. Nós pelo Batismo somos consagrados e devido a isso somos chamados a pertença a Ele. E aonde vamos servir? Na comunidade igreja de modo sincero, humilde e confiante. (cf. Cl 2,12-14)

 

O evangelista Lucas nos mostra Jesus rezando ao Pai e os apóstolos pedem para que Jesus os ensine. A oração é de confiança mútua entre filho e o Pai que é bom sempre. É a oração do verdadeiro cristão. Jesus era um homem de oração. É uma oração que sai do coração a um Deus que está pronto a nos ouvir e atender conforme a sua vontade e bem para nós. Deus é Pai e quer o bem dos seus filhos nas suas necessidades.

 

O reino de Deus é bom, mas é preciso tomar posse. E não podemos ir ao encontro do Senhor com ovacionismo e ostentação, mas uma oração humilde e de confiança. Deus é Santo e o pão que nos alimenta e salva está sempre a nosso dispor. Não podemos cair em tentação a uma vida sem compromisso e Deus nunca nos deixa no mal. (cf. Lc 11,1-13)

 

A oração também pode ser simples e assim: Pai, bondoso e misericordioso. Não nos de muito para eu não esquecer de vos. Não dê pouco para eu não murar contra vós, mas o suficiente para eu estar em comunhão contigo e com os irmãos, agradecendo e louvando o seu nome sempre.

 

Que esta liturgia nos ajude a estar sempre em prontidão na oração a Deus como Pai que quer nos ouvir sempre. Bom domingo a todos. Ore por mim.

 

Tudo por Jesus nada sem Maria. Servus Christi semper.

 

Jose B. Schumann

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.