QUAL RIQUEZA QUE BUSCAMOS?



Estamos celebrando o 18° Domingo do Tempo Comum, e nesta liturgia vamos refletir qual riqueza que devemos buscar. A segurança e a felicidade estão a onde  e  em que lugar que fica a nossa riqueza? Se for em bens materiais, nós vamos estar enganados porque tudo passa e acaba. Há algo melhor que devemos buscar, as coisas de Deus. Não devemos colocar as nossas forças nas riquezas, pois por um instante podemos ser roubado e perdemos tudo. E há outras  que atrapalham as pessoas  que são: a má  sorte, a doença, perdas nos negócios etc. Não podemos jamais nos enganar diante de nossas buscas  que devem ser a Felicidade e segurança.

 No livro Eclesiástico vemos uma realidade insuportável que o Povo de Deus passava, devido a ganância dos poderosos que não tem limite para os negócios, explorando os pobres. Se percebermos a realidade, podemos dizer que tudo é vaidade. Essa afirmação é dada a Salomão. Ele , embora rico e sábio, percebeu que tudo passa e ainda nos aconselha para o desapego. Não ficar ávido para ter riqueza em exagero. Hoje percebemos que no mundo atual, muitos sofrem a exploração e ambição dos poderosos e ricos. (Cf. Ecle 1,2; 2,21-23)

Na carta aos Colossenses nos dá uma orientação segura e coerência para nós cristãos sobre o Batismo. Não devemos esquecer que o Batismo, nós identificamos com Cristo e por isso devemos renunciar as coisas que nos separam de Cristo e dos irmão na caminhada para o Reino de Deus.

Há muitas coisas que nos atrapalham a viver com Cristo que são: egoísmo, injustiça, orgulho, morte, violência, mas podemos unir a Cristo nas atitudes de doação, de entrega, de serviço de amor e praticar o perdão, a misericórdia e partilha com os que mais sofrem e precisam. Devemos buscar as coisas do alto e não a da terra que passa. Jesus ressuscitado nos dá a certeza e segurança. (Cf. Cl 3, 1-5.9-11)

O evangelista Lucas nos mostra Cristo que denuncia a preocupação com os bens terrenos. Alguém pede a Jesus sobre a sua herança e quer que Jesus resolva por ele. Mas ele adverte que é difícil fazer justiça e o bem quando há ganância e cobiça. Jesus nos fala: Tomai cuidado contra todo tipo de GANÂNCIA...a vida de um homem não consiste na abundância de bens..." a segurança não está no acúmulo de riquezas, pois podemos morrer a qualquer momento e nada vamos levar.

Quem tem mais, muitas vezes quer mais e isso provoca a grande injustiça e violência entre as famílias devido a ganância de ter mais sempre. (Cf. Lc 12,13-21)

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais humanos e viver em comunidade sem ambição, sem ganância e sem cobiça.

Se a riqueza não for fruto de justiça e solidariedade, ele perde o seu valor e ficamos frios diante de tantas dificuldades de nossos irmãos que gritam por ajuda e partilha. Vamos ser cristãos conforme a vontade de Cristo.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Servus Christi semper!

 

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.