O cristão deve ser autêntico, isto é um Sinal de Contradição no mundo

 


 Queridos irmãos e irmãs, estamos no 20 ° Domingo do Tempo Comum. No tempo de hoje não podemos ser indiferente aos acontecimentos do mundo real. Devemos ser coerentes e tomar posição e fazer alguma coisa para que esse mundo seja melhor. Não podemos ser frios e nem omissos diante dos desafios deste mundo individualista, calculista e cruel.


Jesus caminha para Jerusalém com decisão e sabe o que vai acontecer lá. Essa caminhada é uma instrução dele no aspecto espiritual e das consequências de ser bom e ser uma pessoa em adesão a Ele. A missão do profeta não é a voz do mundo um sinal de contradição das coisas que estão aí que são violência, falta de amor, de respeito mútuo, de egoísmo e insensibilidade aos problemas alheios.

 

No livro de Jeremias podemos ver o exemplo dele, que foi escolhido por Deus para anunciar verdades duras para mudar a situação de maldade e isso provocou no poder: a ira, a violência e a maldade. Jeremias foi jogado no poço sem água com lamaçal no fundo. No ano 587, os Babilônios suspenderam o cerco a Jerusalém

para enfrentar a ameaça do Egito. Os judeus consideram que eliminaram o perigo.

Jeremias, o profeta, em nome de Deus, falou o que as autoridades não queriam ouvir: Era melhor fazer um acordo, para não morrer à espada ou de fome. Isso é uma missão. Por isso ele foi perseguido e deveria morrer de fome, mas Deus é libertador não deixou que esse mal acontecesse. Jeremias foi um sinal para o Povo que Deus é bom e fiel sempre. (cf. Jr 38,4-6.8-10)

 

Na carta aos Hebreus nos chama atenção para sermos firmes em todas as provações e deste modo vamos vencer com vitórias todas as dificuldades que aparecerem para nós. Devemos estar em comunhão com Deus e firmes na comunidade cristão, pois somo de Cristo e é nele que depositamos toda nossa confiança e fé.(cf. He 12,1-4)

 

No Evangelho, Jesus está a caminho de Jerusalém. É uma viagem que podemos dizer que é teologia de julgamento. Jesus faz e lança um desafio aos apóstolos que querem segui-lo. Quando seguimos Jesus nós devemos se santificar cada vez com o fogo abrasador que nos purifica nos faz ser puros para Ele. Ser puro no olhar, no agora e no seguimento.

 

Ser de Jesus é preciso está aberto para todos, principalmente os que mais sofrem no mundo. Há muito que sofre preconceito tanto na raça como na religião e na pobreza. Fogo nos ajuda a ter mais amor, isso é o fogo do Espírito que nos enche de amor, de perdão para com os outros e ainda nos faz ter compaixão aos que estão às margem da sociedade atual. Quando ouvimos Jesus devemos aderir a Ele, Isto traz divisão porque alguns não quer seguir e viver os valores do Reino de Deus que Jesus veio inaugurar. (cf. Lc 12,49-53)

 

Ou seguimos Jesus e ficamos ele de modo coerente e assumirmos as cruzes do seguimento ou ficar do outro lado, isto é, do intimismo, da omissão e da ostentação de uma vida boa sem se preocupar com o outro.

 

Hoje o Papa nos falou no ângelus: “Não pode considerar-se nem conservar-se um neutro. Através da história da humanidade transparece a vontade de comunhão, de esforço, de colaboração do cristão, mas seu plano de libertação não pode deixar de suscitar dissensões na família, entre os amigos, na sociedade, impor opções que impedem a tranquilidade de muitos.

 

Isto é inevitável porque é sobre os valores e os significados que estão em jogo a luta e a vida, e é sobre esses significados que se faz a comunhão ou surgem as oposições.

 

Os homens se dividem em grandes grupos geográficos e sociais, mas o que os distingue realmente e os opõe é a concepção que têm do devir humano, o modo de enfrentar os graves problemas que se impõem a todos: a injustiça, a liberdade, as prioridades e responsabilidades sociais... Mas estará separado de quem não busca a verdade, o amor e a justiça, e experimentará a realidade das palavras de Cristo:

 

"Pensais que vim trazer a paz à terra? Não, digo-vos, mas a divisão". Ele, porém, supera a divisão com o amor. Mesmo que sua palavra e a sua ação criem divisões e oposições, ele não paga o mal com o mal, mas sabe vencer o mal com o bem. Retribui o ódio com o amor.”

 

Que esta liturgia nos ajude a sermos próximos de todos que querem construir uma sociedade justa, fraterna e reconciliada com Deus na pessoa de Cristo e na força do Espírito Santo.

Tudo por Jesus nada sem Maria! Servus Christi Semper!!!

Joe B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.