Queridos irmãos e irmãs que querem ser fiel a Cristo e a sua Igreja deixada por Ele no Primado de Pedro que hoje está nas mãos segura do nosso Papa Bento XVI. Não podemos enganar a nós mesmos e aos outros, dizendo que devem seguir só o que está na Bíblia, isto pode trazer confusão e transtornos na fé. Precisamos dar razão a nossa fé e sermos melhores nesse mundo para testemunhar que Cristo faz maravilhas na vida de cada pessoa, tornando-a boa e santa de Deus.
Há muitos relatos na Bíblia que confirma o que está escrito acima como podemos ver: “nós vos ordenamos, irmãos, em nome do senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmão que leve vida desordenada e contrária a tradição que de nós receberam” (1 Ts 3,6); “ Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. O que de mim ouviste na presença de muitas testemunhas , confia-o a homens fiéis , que sejam idôneos para ensiná-los aos outros”. (2Tm 2,1-2).
Nós sabemos que muitas outras coisas Jesus falou, os apóstolos testemunharam que não estão na Bíblia, pois teria que escrever muito. Estes fatos que não constam na Bíblia estão na tradição oral da Igreja desde seu início, deixada por Cristo e seus apóstolos a ela, como podemos constatar::“Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que escreveriam” (Jo 21,25).
Não é errado nós querermos seguir a voz da tradição da Igreja e nem a voz dos nossos legítimos pastores que guiam a Igreja de Cristo e então vamos verificar: “ Portanto irmãos, ficai firmes; guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito” ( 2 Ts 2,15). È uma pena que alguns não querem seguir a tradição e nem o Magistério da Igreja. Há muitas coisas na bíblia que não são observadas pois nós estamos vivendo em outro tempo, mas o essencial nós devemos fazer que é viver o mandamento do amor a Deus e aos irmãos.. Jesus deu um mandato: ide a todo mundo e ensinai tudo que Ele ensinou (cf. Mt 28, 16-20). Este tudo não está apenas na Bíblia, pois não teriam livros suficientes para guardá-los, mas aí que vêm a Tradição e Magistério da Igreja que são tesouros que sabiamente ela nos ensina através de séculos até hoje.
Queridos irmãos e irmãs não podemos ficar presos ao fundamentalismo, somente nas letras, pois São Paulo nos adverte “foi Ele quem nos tornou aptos para sermos ministros de uma Aliança nova, não da letra, e sim do Espírito, pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida” (2 Cor 3,6)
Assim, Jesus nos aconselha: ficar ouvindo as explicações daqueles que são capazes de interpretá-la para nós: “Os escribas e fariseus estão sentados na Cátedra de Moisés. Portanto, fazei e observai tudo quanto vos disserem. Mas não imiteis as suas ações, pois dizem, mas não fazem”. Assim, Jesus pede para praticá-la e não ficar só na Palavra (Mt 23, 2-3).
São Pedro nos dá um alerta para quem quer ser fiel a Deus e a sua Igreja dizendo: “ Antes de mais nada, sabeis isto: que nenhuma profecia jamais veio por vontade humana, mas homens impelidos pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus” ( 2 Pd 1,20).
Somos da Igreja de Cristo e formamos um só Rebanho com Ele. É uma pena vermos divisões, conflitos e soberbas de alguns que quer só Cristo para si e na permitem o dialogo e uma vida fraterna juntos com os outros. Isto traz violência, não gera vida e partilha, mas dilacera o corpo de Cristo, mutilando os seus membros, por egoísmo sem o Espírito de Deus. É o Espirito Santo que gera bondade, alegria, benevolência, paz etc. Amém.


Bacharel em teologia José Benedito Schumann Cunha 12-02-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.