Queridos irmãos e irmãs em Cristo

A liturgia nos ajuda a fazer memória de tantas pessoas que fizeram bem e nos lembram de Deus sempre, pois Ele é fiel.
No livro eclesiástico faz a memória das pessoas que viveram e são os antepassados que tiveram uma vida exemplar e agora são exemplos para ser seguidos. A sua memória continua sendo lembrados, pois foram fiéis a Deus da Aliança. Assim, nós temos os santos que são pessoas que tiveram suas vidas configuradas a Cristo, Senhor e Salvador da humanidade. Eles tornam, sem duvida para nós, exemplos e modelos para ser seguidos e que são nossos intercessores junto a Deus, pois eles são membros da Igreja no céu. Quem somos nós para duvidar que Deus aja na historia humana e nos manda estrelas para luzirem o Reino de Deus entre nós (cf. Eclo 44,1.9-13).
Assim, devemos lutar para que esse mundo seja mais fraterno e que os valores cristãos e humanos sejam propagados e vividos no nosso meio. A Igreja faz memória dos mártires e santos em todo época da sua historia, como podemos confirmar: “Em seu dia natalício a Igreja proclama o mistério pascal realizado nos Santos que sofreram com Cristo e com Ele são glorificados, e propõe aos fiéis o seu exemplo, que atrai todos ao Pai por meio de Cristo” (SC, 104)
O evangelho de São Mateus nos mostra Jesus dizendo: “minha casa será chamada casa de oração para todos os povos, Tende fé em Deus”. Jesus entra no Templo e observa tudo. Hoje Ele olha para nós e também observa tudo. Será que estamos sendo féis a Deus e coerentes na nossa vivência cristã que faz a diferença nesse mundo? Jesus quer os frutos no tempo certo, pois a arvore foi feita para isso. Mas muitas vezes só encontra folhas verdes sem mais nada. Assim, também Deus quer que estejamos produzindo frutos de amor, justiça, bondade e paz na família na comunidade cristã e na sociedade para que esse mundo seja melhor (cf. Mc 11,11-26).
Jesus não aceita o mercantilismo e os interesses pessoais na Igreja.. Jesus através do amaldiçoamento da figueira quer mostrar para nós que a fé remove montanhas.. Jesus nos ensina a oração é meio mais eficaz de receber as bênçãos, mas precisa acreditar que isso já aconteceu. Assim, Jesus nos fala: “ Por isso vos digo, tudo que pedirdes na oração, acreditai que já recebestes, e assim será. Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados”.
Queridos irmãos e irmãs nós sabemos reconhecer Jesus? Nós produzimos os frutos do Espírito Santo, como verdadeiros sinais da presença e do reconhecimento de Cristo? De fato, nós amamos a Igreja de Cristo, as pessoas e tornamos testemunhas de Cristo na medida em que assumimos com alegria a missão dada por Ele a nós no Batismo que é ser profeta, sacerdote e rei no Cristo.
O mundo não será o mesmo se nós formos modelos e exemplos que Deus faz maravilhas na nossa vida e ela seja sóbria e simples. Amém

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 04-03-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.