Cenáculo em Jerusalém, lugar onde a Igreja "nasceu". 

O Evangelho de São Lucas e o livro dos Atos dos Apóstolos são o conjunto de uma única obra, escrita por São Lucas. Dois motivos principais nos levam a crer nisso: os prólogos dos dois livros deixam claro que o segundo é a continuação do primeiro e o outro é o acontecimento que encerra Lucas e inicia Atos: a Ascensão de Jesus aos céus. Em linguagem mais compreensiva, poderíamos dizer que Lucas fala dos atos de Jesus e o segundo livro, dos Atos da Igreja nascente.
Sobre o autor - São Lucas, ao que tudo indica, é um cristão da segunda geração, ou seja, não conviveu com Jesus. Sua profissão era médico. 
Um detalhe que precisamos saber é que, apesar de o nome dos evangelhos estarem em nome de pessoas - apóstolos de Cristo - , não foram estas pessoas que os escreveram e sim, as comunidades que eles formaram. A comunidade, até mesmo depois da morte do apóstolo, começou a escrever os seus ensinamentos. É tanto que muitas comunidades escreveram livros sobre Cristo, mas nem todos foram inclusos no Cânon.
Sobre o Evangelho, é necessário destacar alguns pontos interessantes:
1. Lucas pregou em suas comunidades que a mudança tem que acontecer da "periferia para o centro". Apresentou Jesus iniciando sua missão pelos lugares mais exclusos, como o mar, símbolo de impureza. É lá onde Jesus vai recrutar os primeiros apóstolos. A partir do capítulo 9, 52, o roteiro nos indica que Jesus faz uma grande viagem, pregando, curando, expulsando demônios. Essa viagem culmina com a chegada em Jerusalém, lugar que representa a sua morte.
2. É o Evangelho que dá mais ênfase à vida oculta de Jesus, ao período que vai da sua anunciação até o início do seu ministério. Após o prólogo (1, 1-4), o autor faz o relato desde a Anunciação do Nascimento de João Batista a seu pai Zacarias até a sua apresentação, quando lhe é dado o nome (5, ss), intercalado pelos relatos da  Anunciação do Anjo à Maria e sua visita a Isabel. Em seguida, relata o período do recenseamento, nascimento de Jesus, sua perca e encontro em Jerusalém aos Doze anos. Estas passagens são exclusivas em Lucas.
3. Em Lucas, o ministério de Jesus inicia com a sua ida à sinagoga, onde Ele toma nas mãos o livro do profeta Isaías e lê a passagem que se encontra em Isaías 62, 1-2, sobre os motivos de sua missão: anunciar a Boa Nova aos pobres, resgatar os cativos, dá vista aos cegos e para proclamar o Ano da Graça do Senhor.
Sobre os Atos dos Apóstolos:
1. São divididos em duas partes: até o capítulo 12, em Atos de Pedro e do 13 ao 28, Atos de Paulo. Ambos são considerados colunas da Igreja.
2. Os Atos falam da vida cristã após a ascensão de Jesus. Como se formaram as primeiras comunidades e como procederam no Evangelho. De certa forma, podemos dizer que é uma espécie de registro de nascimento da Igreja.
3. Seu objetivo é mostrar a ação do Espírito Santo no seio da Igreja Primitiva, conforme prometera Jesus: "eu vou mas não vos deixarei órfãos". Após a Ascensão, conforme prometera, acontece o novo Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria Santíssima, no Cenáculo. Portanto, a Bíblia valida a Igreja pelas palavras do próprio Cristo.
4. O capítulo 9 narra o episódio da "queda" de Paulo que, de perseguidor dos cristãos, passou a ser o maior apóstolo de todos os tempos, pois ninguém levou o Evangelho a tantas pessoas como Paulo.
Que o Espírito Santo, presente na formação da Igreja e presente até hoje em seu seio pelas promessas de Cristo, nos fortifique na fé e não deixe que esmoreçamos jamais nesta caminhada, enquanto esperamos a vinda definitiva de Cristo e a redenção da Igreja.

Por Marcos Araújo (Siga-me no twitter @Marquinhos_25)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.