O Profeta é aquele que é escolhido por Deus



Querido irmão e Irmã, sabemos que o profetismo teve uma marca importante na bíblia e os profetas tiveram o papel importante
  na historia da Salvação do Povo de Deus. Isto aconteceu nos momentos em que a crise e a transição que passou o povo de Deus na Historia da Salvação.

Os profetas conseguem ver e ler os sinais do Tempo para dar resposta ou questionamento diante dos fatos que estavam ocorrendo em determinado tempo e tudo isso porque eles estavam em sintonia com Deus. Eles tiveram papel importante para dar esperança ao povo, animar quando estavam no exilio e denunciavam o mal que eles estavam cometendo. Eles são os sentinelas do Povo para não sair do caminho que Deus traçou para o salvar o seu povo.

Deus caminha com o seu povo através dos profetas e é sempre Deus que escolhe, que chama e que envia. Os profetas são oráculos do Senhor. Hoje somos chamados a ser profetas neste tempo dificil que estamos passando para poder acendre a chama da esperança de dias melhores e da fé porque Deus está conosco nesta jornada rumo aos céus.

As leituras bíblicas desse domingo nos falam do chamado e dos carismas proféticos que dá a matiz do chamado de Deus. Deus chama sempre para uma missão e nós devemos estar atentos ao chamado de Dele diante dos apelos urgentes desse tempo. O mundo esta ausente de Deus e Deus quer que todos voltem a Ele para ter a plena felicidade e bem. Não podemos perder de vista que é Deus que chama. Ninguém é profeta por si mesmo.

No livro do Deuteronômio podemos fazer a analogia à figura de Moises, ele falará ao Povo em nome de Deus. Se for pensar bem Ele é o modelo dos profetas e para nós hoje também. Deus ouviu o clamor e indicou Moises para o grande Êxodo do Povo de Deus para plena libertação no Egito. Ele receberá a Lei e fará a interpretação do ordenamento de Deus no 10 mandamentos. Deus escolhe e dá poder e não pode falar o que não Deus não disse. Cabe a todos escutarem o profeta de Deus e seguirem as orientações, pois ele fala em nome de Deus. Ele tem essa autoridade e hoje é a Igreja no seu Magistério. (cf. Dt 18,15-20)

O salmo 95 nos exorta para ouvir a voz do Senhor e caminhar com a alegria ao seu encontro. Isso nós fazemos sempre quando vamos a igreja para celebrar com todos, ouvindo  a Palavra de Deus e participando da Eucaristia

A primeira carta aos coríntios, Paulo nos exorta para as vantagens do celibato, que é o estado de vida, que ajuda a missão, pois deixa a pessoa mais livre aos serviços do Senhor. Assim a missão não é prejudica e a Palavra de Deus é difundida a todos para que conheçam, acreditem e se converta a Deus para que o mundo seja melhor. (cf. 1Cor 7,32-35)

O Evangelista Marcos nos apresenta o Profeta por excelência que era esperado que é Jesus. Aqui vemos Jesus entrando na Sinagoga no dia de Sábado em Cafarnaum. Ele estava com os discípulos que acabara de ser chamado por Ele. Aqui Jesus é revelado como o Messias que liberta o homem do mal. Jesus ensina e realiza o primeiro milagre. Ele tinha autoridade como é bem realçado no Livro do Deuteronômio já citado acima. Ele tira o mal do homem e todos se maravilham porque Ele não fica com discurso vazio e sem unção. Ele age na missão que Deus Pai lhe deu. Assim Ele é fiel a esse mandato. Não importa o dia, mas o importante é que o bem que é feito. Jesus não fica no legalismo e nem no ritualismo que acorrenta a ação de Deus . hoje há muitas pregações, mas sem efeito nenhum porque está longe da Palavra de Deus que age naquele que escuta, aceita e converte para Deus. Devemos sair do homem velho para um homem novo na graça de Cristo. Ele é o profeta por excelência  que devemos aderir e ouvir, fazendo o que Ele disser. (cf.Mc 1,21-28)

Que esta liturgia nos faça a ser missionário e profeta para sermos dignos do nosso batismo que nos habilita para isso. Que sejamos homens novos, transformados e sempre atentos a graça de Cristo. Que possamos reconhecer pecadores e converter  a Deus para que o Reino Dele seja deslumbrado em nosso meio. Que a Igreja seja sinal de Deus no mundo. que os pastores e membros da Igreja sejam autênticos cristãos, sem buscar ostentações  e nem prestigio para si, mas sejam verdadeiros profetas do nosso temo. Que a cultura de morte e do individualismo sejam extintos e que haja entre nós uma comunidade mais justa, fraterna, misericordiosa ,promotora da paz e do amor entre todos. Amém.

 Tudo por Jesus nada sem Maria.

 Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.