Quaresma, tempo para repensar a vida para a conversão a Deus



 

Queridos irmãos e irmãs, estamos iniciando hoje o período da Quaresma, 40 dias antes da Páscoa do Senhor. Com a quarta feira de cinza marca o início desse caminho quaresmal. É um período de oração, jejum e penitência.

É um período propício para que repensemos a nossa vida e as nossas atitudes diante da nossa vida e da vida dos outros, fazendo assim uma guinada para Deus para fazer  a sua vontade. A vontade de Deus é que sejamos libertos do pecado e dos vícios que atrapalham a nossa caminhada para o céu.

O Papa Francisco hoje nos falou: “A Quaresma é uma viagem que envolve toda a nossa vida, tudo de nós mesmos. É o tempo para verificar as estradas que estamos percorrendo, para encontrar o caminho que nos leva de volta a casa, para redescobrir o vínculo fundamental com Deus, do qual tudo depende". (fonte https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-02/papa-francisco-missa-quarta-feira-cinzas-quaresma-regresso-deus.html)

Uma forma segura é a conversão que se faz de modo concreto sem nenhum rodeio para que as mudanças em nossa vida sejam para o nosso crescimento espiritual e comunitário.

Devemos ser singelos e discretos para que a nossa mudança seja para o nosso bem e não para ser vista pelos outros. O orgulho deve dar lugar a humildade. O caminho pode ser considerado um novo êxodo para a libertação do nosso interior de tudo que ofusca a nossa vida de filhos de Deus.

Refletindo o que Papa nos diz: “A viagem da Quaresma é um êxodo da escravidão para a liberdade”, disse ainda o Papa. “São quarenta dias que recordam os quarenta anos em que o povo de Deus caminhou pelo deserto para voltar à terra de origem. Mas, como foi difícil deixar o Egito! Ao longo do caminho, nos seus lamentos, sempre se sentiam tentados pelas cebolas, tentados a voltar para trás, presos às memórias do passado, a qualquer ídolo. O mesmo se passa conosco: a viagem de regresso a Deus vê-se dificultada pelos nossos apegos doentios, impedida pelos laços sedutores dos vícios, pelas falsas seguranças do dinheiro e da ostentação, pela lamúria que paralisa. Para caminhar, é preciso desmascarar estas ilusões”. (fonte https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-02/papa-francisco-missa-quarta-feira-cinzas-quaresma-regresso-deus.html)

Nesse período é garantido que a nossa volta a Deus seja como foi a volta do filho Pródigo. Este reconheceu que na sua miséria humana que perdeu está longe do Pai que sempre espera pela sua consciência que errou e que deva voltar para ter a dignidade restabelecida. Deus é como um Pai que espera de braços abertos para o retorno a graça e a nova libertação dos pecados para que possamos celebrar bem a Páscoa. É um caminho grande, mas o que ajuda é a oração, o jejum e a penitência para quebrar sempre o nosso orgulho e a nossa autossuficiência.

O gesto humilde de receber as cinzas na cabeça nos leva a refletir que devemos mudar e melhorar de vida. Assim diz o Papa Francisco: “Depois precisamos de regressar a Jesus, fazer como aquele leproso curado que voltou para Lhe agradecer. Somos chamados também a regressar ao Espírito Santo. As cinzas na cabeça nos lembram que somos pó e ao pó voltaremos”. (fonte https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-02/papa-francisco-missa-quarta-feira-cinzas-quaresma-regresso-deus.html)

A graça de Deus nos ajuda a voltar a Ele com o coração transformado para vivenciar o amor, o perdão, a solidariedade e fraternidade. Que esse período nos ajude a ser cada vez mais dócil ao Espírito Santo e nos esforçarmos para estar na presença de Deus a onde estivermos no mundo.

Desse modo, vamos sentir novamente o amor que Deus sempre nos dá. Sentir amado é algo muito grande e isso é a graça que transborda a nossa vida. Boa quaresma a todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Jose Benedito S. Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.